Álvares de Azevedo

Print Friendly, PDF & Email
Álvares de Azevedo (1831-1852)


POEMAS PUBLICADOS

BIOGRAFIA:

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu a 12 de setembro de 1831 em São Paulo, onde seu pai estudava, transferiu-se cedo para o Rio de Janeiro.
Sensível e adoentado, estuda, sempre com brilho, nos Colégios Stoll e Dom Pedro II, onde é aluno de Gonçalves de Magalhães, introdutor do Romantismo no Brasil. Aos 16 anos, ávido leitor de poesia, muda-se para São Paulo para cursar a Faculdade de Direito. Torna-se amigo íntimo de Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, também poetas e célebres boêmios, prováveis membros da Sociedade Epicuréia. Sua participação nessa sociedade secreta, que promovia orgias famosas, tanto pela devassidão escandalosa, quanto por seus aspectos mórbidos e satânicos, é negada por seus biógrafos mais respeitáveis. Mas a lenda em muito contribuiu para que se difundisse a sua imagem de “Byron brasileiro”.
Sofrendo de tuberculose, conclui o quarto ano de seu curso de Direito e vai passar as férias no Rio de Janeiro. No entanto, ao passear a cavalo pelas ruas do Rio, sofre uma queda, que traz à tona um tumor na fossa ilíaca. Sofrendo dores terríveis, é operado – sem anestesia, atestam seus familiares – e, após 46 dias de padecimento, vem a falecer no Domingo de Páscoa, 25 de abril de 1852, antes de completar 21 anos.

Sua obra não foi publicada em vida. É considerado o melhor poeta desta geração, e maior representante da poesia byroniana. Seus poemas expressam uma concepção de amor que ora idealiza a mulher, identificando-a como um anjo, ora representa-a envolvida por um grande erotismo e sensualidade. Cultivou também o tema da morte e do escapismo, quase sempre expressos num tom triste e amargurado.

As poesias de Álvares de Azevedo constituem o melhor exemplo do Ultra Romantismo brasileiro.

Publicações relacionadas

Paul Verlaine Paul Verlaine (1844-1896) POEMAS PUBLICADOS Poeta fran...
Thiago de Mello Thiago de Mello (1926-) Thiago de Mello é o nome literário de Amadeu Thiago...
Mário de Andrade Mário de Andrade (1893-1945) POEMAS PUBLICADOS BIOGRAFIA: ...
Álvaro de Campos Álvaro de Campos (1889-1935) POEMAS PUBLICADOS BIOGRAFIA: ...

Deixe uma resposta