Augusto dos Anjos

Print Friendly, PDF & Email
Augusto dos Anjos (1884-1914)


POEMAS PUBLICADOS

BIOGRAFIA:

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no engenho de Pau-d’Arco, na Paraíba, em 1884. Depois de ter-se formado em Direito na Escola de Recife, exerceu a promotoria e o magistério. Descobriu sua vocação literária principalmente no contato com a obra dos poetas românticos, dos quais era leitor constante. Na faculdade de Direito, entrou em contato com textos filosóficos da chamada Escola do Recife, de caráter naturalista. Aliás, esse grupo exerceu grande influência no mundo cultural do Nordeste no final do século. Nessa época, de acordo com depoimento de amigos, sofreu uma profunda crise de identidade, que se refletirá em sua poesia.

Em 1912 publicou-se o Eu, em edição financiada pelo poeta e seu irmão. Nesse mesmo ano nasceu sua filha. O filho viria no ano seguinte. Nomeado diretor de um grupo escolar em Leopoldina (MG), o poeta morreu em 12 de novembro de 1914, poucos dias depois de ter assumido o cargo.

A sua única obra, Eu, constituída de sonetos e de 58 poemas longos, foram-se agregando mais tarde outros poemas. Escreveu ainda crônicas para jornais.

Deixe um comentário