Federico Garcia Lorca

Print Friendly, PDF & Email
Federico Garcia Lorca (1899-1936)


POEMAS PUBLICADOS

BIOGRAFIA:

Este poeta andaluz é talvez o escritor espanhol internacionalmente mais conhecido deste século. Nascido em Fontevaqueros em 1899, fez os seus estudos em Granada e viveu esse momento dramático da história europeia que foi a Guerra Civil Espanhola. Durante a Guerra foi denunciado republicano e anticlerical. Em 19 de agosto de 1936 foi preso e sumariamente fuzilado pelos falangistas.

Em 1929 e 1934, Lorca viajou até Nova Iorque: foi destas viagens que nasceu “Poeta em Nova Iorque”. Nesta obra o poeta deixa de cantar a dor da Andaluzia presente em “Romancero Gitano” para cantar a dor da Humanidade. Isto aproxima Lorca da crise finissecular da mimése e de uma poética da representação marcada pelo binómio Revolução Industrial/Positivismo.

“Poeta em Nova Iorque”, formalmente equiparado à poesia francesa surrealista, marca uma mudança de estilo na poesia de Lorca. O poeta abandona o verso curto para passar a utilizar estrofes de versos longos e sem regra métrica – a sua voz torna-se assim grandiosa e apocalíptica. O poeta vê na gigantesca urbe nova-iorquina, reflexo do progresso e da civilização, rios de sangue, belezas terríveis e inexplicáveis. O canto patético de Lorca dirige-se assim ao pobre, ao perseguido, ao negro, ao animal sacrificado que é o Homem vítima da técnica e da especialização.

Publicações relacionadas

José Martí José Martí (1853-1895) Patriota e escritor cubano, apóstolo da independênci...
Henry David Thoreau David Thoreau 1817-1862) Henry David Thoreau nasceu em Concord, Massachuset...
Florbela Espanca Florbela Espanca (1894-1930) POEMAS PUBLICADOS BIOGRAFIA ...
Alberto Acosta Alberto Jose Acosta Espinosa (1948) PUBLICAÇÕES Alberto Jos...

Deixe uma resposta