Ferreira Gullar

Print Friendly, PDF & Email
Ferreira Gullar (1930-2016)


POEMAS PUBLICADOS

BIOGRAFIA:

Ferreira Gullar é o pseudônimo de José Ribamar Ferreira. Nasceu em São Luiz do Maranhão em 10 de setembro 1930. Aos vinte e um anos já premiado em um concurso de poesias promovido pelo “Jornal de Letras”, e tendo publicado um livro de poemas – Um pouco acima do chão (1949) -, transferiu-se para o Rio de Janeiro.

No Rio, passou a colaborar em jornais e revistas, inclusive como crítico de arte. Em 1954 publicou A luta corporal, livro que abriu caminho para o movimento da poesia concreta, do qual participou inicialmente e com o qual rompeu para, em 1959, organizar e liderar o grupo neoconcretista, cujo manifesto redigiu e cujas idéias fundamentais expressou num ensaio famoso: Teoria do não-objeto.

Levando suas experiências poéticas às últimas consequências, considerou esgotado este caminho em 1961 e voltou-se para o movimento de cultura popular, integrando-se no CPC da UNE, de que era presidente quando sobreveio o golpe militar de 1964. A partir de 1962, a poesia de Gullar reflete a necessidade moral de lutar contra a injustiça social e a opressão.

Se os versos de Gullar foram e são sensíveis a toda a problemática do homem, o seu teatro segue a mesma linha, em obras de parceria com escritores de igual valor: Oduvaldo Viana Filho com a peça Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come; Armando Costa e A.C Fontoura com A saída? Onde fica a saída?; e Dias Gomes com Doutor Getúlio, sua vida e sua glória..

Forçado a exilar-se do Brasil em 1971, escreveu em 1975 em Buenos Aires, o seu livro de maior repercussão, Poema sujo, publicado em 1976 e considerado por Vinicius de Morais “o mais importante poema escrito em qualquer língua nas últimas décadas”.

Já no Brasil Gullar publicou Antologia Poética (1978), Uma luz do chão (1978), Na vertigem do dia (1980), Indagações de hoje, A estranha vida banal (1989) e Barulhos(1987).

Deixe um comentário