Robert Kurz

Print Friendly, PDF & Email

Robert Kurz (1943-2012)


PUBLICAÇÕES

Robert Kurz nasceu em Nuremberg, em 24 de dezembro de 1943. Filósofo e ensaísta, participou de uma vertente de reinterpretação da obra de Marx, denominada na Alemanha Wertkritik (‘crítica do valor’). Sua área de interesse abrangeu a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a crítica do iluminismo e a relação entre cultura e economia.

Em 1989, Kurz participou da criação da revista Krisis (e do grupo epônimo), em torno da qual se desenvolveu a Wertkritik. O grupo obteve uma certa notoriedade em 1999, quando da publicação do “Manifesto contra o Trabalho”, escrito por Robert Kurz, Ernst Lohoff e Norbert Trenkle. Em 2003, o filósofo Anselm Jappe, em seu livro As aventuras da mercadoria – para uma nova crítica do valor (Lisboa: Antígona, 2006), apresentou os desenvolvimentos teóricos desse autores.

Em abril de 2004, o grupo Krisis sofre uma cisão, e Robert Kurz, Roswitha Scholz e Claus Peter Ortlieb criam um novo grupo, em torno da revista EXIT! – Kritik und Krise der Warengesellschaft (‘EXIT! – Crítica e Crise da Sociedade da Mercadoria’)

Robert Kurz é autor de O Colapso da Modernização (1991) (Der Kollaps der Modernisierung), entre outros livros.

Morreu aos 18 de julho de 2012, com 69 anos de idade após uma cirurgia nos rins.

Publicava regularmente ensaios em jornais e revistas da Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil.
 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki

Deixe um comentário