Abacateiro

Persea americana

Nome popular: Abacate
Nome científico: Persea americana
Exigência por fertilidade: alta
Ciclo de vida: perene
Estrato: alto
Boa produtora de biomassa: sim
Alimento humano: sim
Atração de fauna e polinizadores: sim
Forrageira: não
Potencial madeireiro: não
Potencial Medicinal: sim
Potencial de renda e mercado: sim
Ocorrência predominante/ bioma indicado: Cerrado

Outros nomes Populares: Abacate, Abacado, Abacateiro, Loiro-abacate, Louro-abacate, Pêra-abacate
Família: Lauraceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
Origem: América Central, América do Norte, México
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
O abacate é o fruto do abacateiro, árvore frutífera de grande porte, que pode alcançar cerca 20 metros de altura. Seu tronco é pouco reto, atingindo 1 metro de diâmetro aos 30 anos. A casca do caule e ramos é acinzentada, espessa, suberosa e recortada. Suas folhas são lustrosas, coriáceas, elípticas a lanceoladas e de cor verde-escura, com a página superior glabra e a inferior pubescente.

As flores são pequenas, hermafroditas, de cor verde clara e muito numerosas, organizadas em inflorescências terminais do tipo panícula. O fruto é uma drupa piriforme ou ovóide, de casca de cor verde a marrom, e polpa cremosa, adocicada, de cor verde-oliva a creme, com 5 a 30% de óleo. Os frutos são bastante grandes, chegando a pesar até um quilo, e contêm uma única semente, esférica e grande.1


Propriedades: Seus frutos são ótimos para saladas, sorvetes e vitaminas. Além disso, possui uma importante gordura, chamado de gordura HDL (ou bom colesterol) que ajuda a desobstruir as artérias e veias de nosso corpo. Das suas folhas podemos fazer chá para aumento da freqüência (aumento no total diário) de micções. O abacate contém uma grande quantidade de gordura vegetal, principalmente ácido graxo monosaturado, cuja ação é de eliminar as poliproteínas de alta densidade, que têm o efeito de manter e acumular o colesterol. Por ser rico neste tipo de gordura HDL, o abacate tem ação anticolesterol, promovendo a limpeza do sangue. É ainda uma fonte de proteína vegetal e um alimento construtor que participa na formação das estruturas do corpo (músculos, osso, sangue, órgãos e vísceras), portanto ajuda no crescimento e desenvolvimento corporal. A cor amarelo-esverdeado da fruta deve-se à presença de clorofila e e carotenóides (pró-vitamina A e antioxidante). Exerce ação sobre o fígado, rins, aparelho digestivo. Ajuda a combater os transtornos do reumatismo, artrite e gota. Além de uma pequena porcentagem de ácidos, o abacate possui matérias graxas, proteínas, substâncias minerais, óleo pingue, açúcar, hidrato de carbono, etc. Com exceção da banana, o abacate tem quatro vezes mais valor nutritivo do que os outros frutos.

Sinonímia: Persea gratissima C.F. Gaertn.;
Etimologia: De ahuacate e aguacate, vocábulo azteca e maia.
Outros idiomas: (espanhol) aguacate, palto, avocato, pahua ; (francês) avocatier ; (inglês) avocado tree, aligator pear
Características: Árvore de copa arredondada e densa.
Porte: De 7-20 m de altura.
Folhas; Simples, pecioladas, cartáceas, alternas, acumeadas, agudas ou agudo-arredondadas na base, de 716 cm de comprimento.
Flores; Pequenas, perfumadas, de cor verde-amarelada, reunidas em racemos axiliares e terminais.
Frutos: Os frutos são drupas piriformes, ovaladas ou globosas dependendo da variedade, com polpa carnosa, verde-amarelada, comestível, de até mais de 1 Kg de peso, contendo geralmente uma única semente grande.
Sementes: Grandes e globulosas.2


EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net/
2https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *