Abieiro

Nome científico:

Pouteria caimito


Sinonímia: Achras caimito, Lucema caimito e Labatia caimito
Família: Sapotacea
Nomes populares: abieiro, abiurana.
Características: Árvore de até 10 m de altura. Tronco irregular, ramos novos com pilosidade ferrugínea. Folhas simples, obovadas ou elípticas, base aguda, glabras ou raramente com pêlos esparsos, nervuras proeminentes, de 5 a 20 cm de comprimento. Flores solitárias nas axilas das folhas ou em 2 a 5 fascículos, sésseis ou curtissimamente pediceladas, brancas ou branco-esverdeadas. Fruto baga, globosa ou oblonga, obtusa ou acumiada, amarela quando madura, com 1 a 4 sementes escuras com uma faixa mais clara num dos lados.
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA: Ocorre desde a Costa Rica até a Amazônia Central e também no litoral do Brasil, desde Pernambuco até o Rio de Janeiro. Ocorre geralmete em áreas abertas de formações florestais, mas é mais comum em terras periodicamente inundadas, em áreas baixas dessas florestas tropicais.
USOS MAIS FREQUENTES: Além de ser um fruto comestível muito apreciado para sorvete, doces e ao natural, têm propriedades medicinais, sendo útil nas afecções pulmonares, anti-diarréico e febrífugo. Muito cultivado no Sudeste em quintais e pomares domésticos.1

Flor: Fevereiro a março.

Fruto: Abril a maio.

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:https://www.tudosobreplantas.com.br/


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *