Açaizeiro

Euterpe oleracea


Nome popular: Açaizeiro
Nome científico: Euterpe oleracea
Exigência por fertilidade:
Ciclo de vida:
Estrato:
Boa produtora de biomassa:
Alimento humano:
Atração de fauna e polinizadores:
Forrageira:
Potencial madeireiro:
Potencial Medicinal:
Potencial de renda e mercado:
Ocorrência predominante/ bioma indicado:


Nome Científico: Euterpe oleracea
Sinonímia: Catis martiana, Euterpe badiocarpa, Euterpe bradiocarpa, Euterpe beardii, Euterpe cuatrecasana.
Nomes Populares: Açaí, Açaí-do-pará, Açaizeiro, Assai, Juçara, Piná, Palmito, Palmeira-açaí, Açaí-preto, Palmiteiro
Família: Arecaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Palmeiras
Origem: América do Sul, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Venezuela
Altura: 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas. Ela é bastante semelhante à palmeira-jussara (Euterpe edulis), mas diferencia-se desta por ser entouceirada, geralmente apresentando mais de 4 estipes por planta, enquanto a juçara é uma palmeira de estipe único.
O açaí é uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. A palmeira do açaí é por vezes confundida, no estado do Pará, com a palmeira juçara, embora juçara seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade.
Cada estipe é fino e elegante, atingindo cerca de 14 cm de diâmetro, com córtex de cor acinzentada e palmito alongado e comestível, recoberto pelas bainhas foliares, de cor verde azulada. Do topo do palmito surgem as folhas, pinadas, glabras e pendentes, com aproximadamente um metro de comprimento. As plantas jovens apresentam folhas bífidas e a medida que crescem vão sendo substituídas por folhas pinadas adultas. A inflorescência é ereta a pendente, em panícula, com numerosas e diminutas flores amarronzadas. Os frutos que se seguem são drupas globosas, de casca e polpa roxa escura a preta quando maduros, polpa suculenta, e semente única e dura. Estes frutos podem ser consumidos in natura, embora seja muito mais frequente sua utilização na forma de polpa congelada, na criação de nutritivas e saborosas preparações, que vão de sucos, sorbets, mingaus com farinha ou tapioca, molhos, vinhos, geléias, etc. O açaí é muito nutritivo e energético, possuindo grande concentração de vitaminas, sais minerais, óleos essenciais e substâncias antioxidantes, como a antocianina, que lhe confere a cor arroxeada.1


EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net/


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *