Estilozantes


Stylosantes scabra


Nome popular: Estilozantes
Nome científico: Stylosantes sp.
Exigência por fertilidade: baixa
Ciclo de vida: perene
Estrato: baixo
Boa produtora de biomassa: sim
Alimento humano: não
Atração de fauna e polinizadores: sim
Forrageira: sim
Potencial madeireiro: não
Potencial medicinal: Não
Potencial de renda e mercado: sim
Ocorrência predominante/ bioma indicado: Cerrado


Uso como forrageira
A pesquisa com estilosantes no Brasil acontece desde a década de 70 e após tanto tempo de pesquisas ele desponta como um excelente recurso forrageiro para ser plantando em consorciamento com gramíneas, fixando nitrogênio no solo e oferecendo um material vegetal com altos teores de proteína a animais ruminantes, acrescendo valores de ganhos na faixa dos 20 até 50% em rebanhos para corte ou produção de leite a depender do caso, acrescentando a isto a recuperação de pastagens degradadas oferececidas por estas plantas. Vem se descobrindo também que o uso do estilosantes com outras culturas também apresenta vantagens, não só pela fixação de nitrogênio, mas pela redução do número de nematoides que atacam as raízes destas culturas.

As variedades que estão disponíveis comercialmente para uso no Brasil são as seguintes:

Estilosantes mineirão: o primeiro estilosantes desenvolvido para finalidade comercial, da espécie Stylosanthes guianensis var. Vulgaris. É resistente a seca (se mantém verde na seca), perene, produz poucas sementes, bem aceito pelo gado, apropriado para terras inférteis, se adapta bem em uma grande variedade de tipos de solos, possui de 12 a 18% de proteína na matéria seca.

Estilosantes campo grande: o segundo estilosantes desenvolvido para finalidade comercial, é o mais usado na pecuária. É uma mistura de 80% de sementes da espécie Stylosanthes Capita e 20% da espécie Stylosanthes Macrocephala. É planta bi-anual que se mantém no pasto por ressemeadura natural, resistente a seca, grande produtora de sementes, bem aceito pelo gado, apropriado para terras de baixa fertilidade, o solo deve ser leve e bem drenado, com textura de argila de até 35%. Se adapta muito bem a solos arenosos. Possui de 12 a 18% de proteína na matéria seca.

Estilosantes bela: o terceiro desenvolvido, é a variedade comercial mais nova lançada em 2019. É uma mistura de sementes da espécie Stylosanthes Guianensis BRS GROF 1463 e BRS GROF 1480 em iguais proporções (50/50). É resistente a seca, produz menos sementes que o estilosante campo grande, é bem aceito pelo gado, apropriado para terras de média a alta fertilidade, com até 40% de solo argiloso. Possui a maior produção de forragem por hectare comparada as outras variedades, acima de 6 t/ha, contra 2 t/ha das outras variedades. Possui 10 a 13% de proteína bruta.1


Stylosantes sp.


1https://pt.wikipedia.org/wiki/Stylosanthes


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *