Flamboyant-mirim

Caesalpinia pulcherrima


Nome Científico: Caesalpinia pulcherrima
Nomes Populares: Flamboyant-mirim, Flamboianzinho, Ave-vermelha-do-paraíso, Baio-de-estudante, Barba-de-barata, Chagas-de-jesus, Chagueira, Flamboyam-de-jardim, Flamboyanzinho, Flamboyãzinho, Flor-de-pavão, Flor-do-paraíso, Orgulho-de-barbados, Poinciana-anã, Vaio-de-estudante.
Família: Fabaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais
Origem: América Central, Antilhas
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O flamboianzinho é um arbusto ou arvoreta perene, muito popular no paisagismo tropical. Ele apresenta caule lenhoso, ereto, ramificado e cheio de espinhos. Suas folhas são grandes e bipinadas, de coloração verde, com numerosos folíolos ovalados.
As inflorescências são terminais, em rácemo, compostas por flores vermelhas, vermelho-alaranjadas, vermelho-rosadas ou amarelas, de acordo com a variedade, todas caracterizadas por longos estames. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos são do tipo legume e surgem no outono.1

É uma espécie susceptível à broca e também possui seiva tóxica, apesar disso ela é ainda sim indicada para a arborização urbana por possuir pequeno porte, ser ornamental e raiz pivotante. Muitas pessoas acham que o Flamboyanzinho é um Flamboyant jovem, mas na realidade, tem só semelhança, pois o Flamboyant é uma árvore, atinge 12 metros de altura e o Flamboyanzinho é um arbusto, que pode ser conduzido como arvoreta e tem dimensões reduzidas.
Caule: Tem caule lenhoso, bastante ramificado e cheio de espinhos.
Folhas: Folhas compostas bipinadas, podem ter de 20 a 40 cm de comprimento, tendo uma média de 7 pares de pinas e em cada uma, cerca de mais de 10 pares de folíolos. De coloração verde escuro na página (face) superior e um pouco mais clara e opaca na página inferior, em regiões um pouco mais frias as folhas caem no inverno.
Flores: São maravilhosas e despontam quase o ano inteiro, mas com maior intensidade na primavera e verão, atraem borboleta e beija-flores. De coloração vermelha, laranja e amarela (na variedade ?Flava?).
Frutos: Tipo de uma vagem, de coloração verde quando jovem e marrom quando madura, contém sementes arredondadas e achatadas2

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net
2https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *