Grumixama

Eugenia brasiliensis


Nome científico: Eugenia brasiliensis Lam.
Família: Myrtaceae
Nomes populares: Grumichameira, grumixaba, grumixameira, ibaporoiti, grumixama, cumbixaba, ibaporoti.
Origem: Brasil
Distribuição geográfica: Mata Atlântica costeira desde o sul da Bahia até Santa Catarina.
Altura média: 5-10m 1

Eugenia brasiliensis


Características morfológicas: Folha simples, de 6-9cm de comprimento, coloração vinácea quando jovens e verde quando adultas; flores de coloração branca; frutos de 2,5cm em média, variam a coloração entre amarelo, negro e vermelho, arredondados, bastante atraentes à avifauna; polpa espessa, de cor clara e adocicada.
Cultivo: Recomenda-se o cultivo em áreas de sol pleno ou meia-sombra, em solos ricos em matéria orgânica, com capacidade de retenção de umidade.
Período de florescimento e frutificação: A floração ocorre em setembro e outubro, durando uma ou duas semanas. Maturação dos frutos ocorre de novembro a dezembro.
Utilidades econômicas: Frutos comestíveis e agradáveis, utilizados para a produção de geléias, tortas e licores. A árvore tem excepcional valor paisagístico, principalmente quando disposta em grupos. É recomendável seu plantio em reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente, visando proporcionar alimento à avifauna. A madeira é própria para obras de torno, marcenaria comum, carpintaria, para forros e caixotaria.
Propriedades medicinais: É adstringente, aromática, diurética, energizante, revitalizante, anti-inflamatória e antirreumática.
Características interessantes: É listada como espécie em ameaça de extinção no Estado de São Paulo, de acordo com a Resolução SMA 48 – Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, 21/09/2004.
No Horto: Um único indivíduo, com frutos maduros em novembro.1


Ver também: Grumixama


EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1http://museunacional.ufrj.br/
2http://sosabelhassemferrao.com.br/site/grumixama-eugenia-brasiliensis/


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *