Imbiruçu


Imbiruçu (Pseudobombax grandiflorum)

Outros nomes: embiruçu, paineira-rosa; paineira-do-cerrado; paineira-lisa; paina-de-arpoador; cedro-de-água; paina-do-campo e paineira-branca

Características : A árvore é uma planta pertencente à família Malvaceae (Cronquist a classifica como Bombacaceae) encontrada na mata atlântica e no cerrado. A árvore atinge um tamanho que varia de 15 a 20 m de altura e pode ser usada em paisagismo. Trata-se de uma planta heliófila, isto é, que exige muita luz para desenvolver e não tolera regiões frias. Suas flores têm coloração branca e destacam-se pelo tamanho, beleza e quantidade de estames (aqueles prolongamentos presentes nas folhas com uns pontinhos pretos nas pontas, onde são produzidos os grãos de pólen). O odor é adocicado e sua intensidade varia de acordo com a abertura da flor.

Floração e Frutificação: A floração ocorre entre os meses de junho a agosto, com a frutificação ocorrendo entre setembro e outubro. Os frutos são do tipo cápsula e, quando se abrem, expõem as pequenas sementes em um emaranhado de fios (paina) de coloração marrom claro.

Utilização do Imbiruçu: A madeira é muito susceptível ao ataque de cupins e é usada apenas na produção de caixotes e como miolo em compensados e portas. Para a indústria de celulose, contudo, a madeira tem boa aceitação.A paina, que envolve as sementes, pode ser usada para preenchimento de colchões, almofadas e travesseiros. É leve e muito agradável ao tato.Um outro aspecto que deve ser considerado é a importância dessa planta para as abelhas, pois, suas flores produzem quantidades apreciáveis de néctar e abrem-se no inverno, época de escassez de flores.

Onde encontrar o Imbiruçu: Encontrada em pequenas matas, em pastagens, beiradas de estradas de várias regiões brasileiras que possuem clima mais quente.

Fonte: https://www.coisasdaroca.com/paisagem/imbirucu.html

IDENTIFICAÇÃO:

Mais informações

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *