Ipê-rosa

Tabebuia impetiginosa


Nome Científico: Tabebuia impetiginosa
Nomes Populares: Ipê-roxo, Cabroe, Casquinho, Ipê, Ipê-de-flor-roxa, Ipê-mirim, Ipê-preto, Ipê-rosa, Ipê-roxo-da-mata, Ipê-tabaco, Ipê-una, Ipê-uva-roxa, Ipeúva-roxa, Pau-d’arco, Pau-d’arco-roxo, Peúva, Peúva-roxa…
Família: Bignoniaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Origem: América do Sul
Altura: 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Tabebuia impetiginosa


Características: Esta árvore tem, em média, entre 8 e 12 metros de altura (mas chega a 30 no interior das florestas). Trata-se de uma planta decídua durante o inverno. É característica das florestas semidecídua e pluvial. Suas folhas são compostas, tem sabor amargo e cheiro indistinto. Nas margens apresentam um leve serreado. Já os frutos, anuais, são do tipo cilíndrico e têm numerosas sementes aladas. Geralmente são atacados por insetos.
Além da beleza de suas flores, que chamam a atenção em qualquer paisagem (inclusive nas grandes cidades), sua madeira, dura ao corte e pesada, é usada para a construção externa (dormentes, cruzetas, postes, etc) e na produção de carvão.
Tem ainda aplicações medicinais e na recomposição vegetal de áreas degradadas de preservação permanente. Apesar de estar presente em quase todo o Brasil, a espécie corre perigo de extinção.
Época de frutificação e florada: Sua floração ocorre de julho a outubro, quando fica totalmente desprovida de folhas.
Cultivo: O crescimento do ipê-rosa é lento a moderado.1


EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.wikiaves.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *