Jacarandá-mimoso

Jacaranda mimosifolia


Nome Científico: Jacaranda mimosifolia
Nomes Populares: Jacarandá-mimoso, Carobaguaçu, Jacarandá, Jacarandá-azul e Caroba.
Família: Bignoniaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Origem: América do Sul, Argentina
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O jacarandá-mimoso é uma árvore decídua a semi-decídua, de floração muito exuberante. Seu porte é pequeno, alcançando cerca de 15 metros de altura. O caule é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade. Sua copa é arredondada a irregular, arejada e rala. Suas folhas são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais, de coloração verde-clara acinzentada.

No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar as flores na primavera. Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, de coloração azul ou arroxeada, em forma de trompete e são arranjadas em inflorescências do tipo panícula. A floração se estende por toda a primavera e início do verão. Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenas sementes.1

O jacarandá-mimoso é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativa da Argentina, Peru e sul do Brasil, encontram-se ameaçada em seus habitats naturais. É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol.
Sinonímia: Jacaranda chelonia Griseb.; Jacaranda filicifolia D. Don; Jacaranda filicifolia D. Don ex Seem. e Jacaranda ovalifolia R. Br.;
Características: Decídua a semi-decídua
Porte: Pode chegar a 25 metros de altura. Em jardins, 15 metros.
Copa: De copa rala, arredondada a irregular.
Caule: Seu caule, 30 a 40 cm de diâmetro, é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade.
Folhas: Folhagem delicada; medem 40 cm de comprimento, são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais delicados, de coloração verde-clara acinzentada, e se concentram na extremidade dos ramos. No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores na primavera.
Flores: Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, de coloração azul ou arroxeada, em forma de trompete e arranjadas em inflorescências do tipo panícula. A floração se estende por toda a primavera e início do verão.
Frutos: Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenas sementes. O fruto é cápsula lenhosa, muito dura, oval, achatada, com numerosas sementes2.


Ver também: Jacaranda-mimoso


EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net
2https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *