Jambo-vermelho

Syzygium malaccense


Nome científico: Syzygium malaccense
Nomes populares: jambo-vermelho, jambo-pera, jambo-do-pará, jambo-roxo, jambo-de-malaca, jambo-da-índia, malay appel, rose-apple, manzana malaca, jambu-mawar, jambu-merah.
Família botânica: Myrtaceae

Distribuição geográfica e habitat: originário da Polinésia, de onde se dispersou para as regiões tropicais da África e América. No Brasil é encontrado nos estados das regiões Norte, Nordeste e nas regiões quentes do Sudeste.
Características gerais: é uma arvore com 12 a 15 m de altura, com copa densa, de formato cônico-alongado, de crescimento rápido. Folhas: simples, coriáceas, oblongo-elípticas, com 20 a 30 cm de comprimento e 6 a 9 cm de largura, discolores, com a face superior verde-escura e brilhante e a face inferior verde-opaca. Flores: dispostas em inflorescências em racemos axilares, hermafroditas, com estames longos, numerosos e de cor vermelha. Frutos: são bagas obovoides ou piriformes com lobos do cálice persistentes, arroxeadas, com polpa carnosa, branca, suculenta, de aspecto esponjoso, aroma agradável e sabor adocicado. Frutifica com 5 a 6 anos (pé-franco) e 3 a 4 anos se propagado vegetativamente.

Clima e solo: adapta-se em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas. É tolerante a solos pobres.
Usos: é usado para consumo in natura e, por possuir floração abundante com flores delicadas, que cobrem toda a copa da árvore para depois caírem, pode ser usado como ornamental.1

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.todafruta.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *