Seriguela

Nome Científico:

Spondias purpurea


Nomes Populares: Seriguela, Siriguela, Ciriguela, Ciruela, Ciroela, Ameixa-da-espanha, Cajá vermelho
Família: Anacardiaceae
É parecida com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce. Lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações. Possui três variedades na Natureza.
Sinonímia: Spondias cirouella Tussac; Spondias crispula Beurl.; Spondias mexicana S. Watson; Spondias myrobalanus Jacq.; Spondias myrobalanus L.; Spondias nigrescens Pittier; Spondias purpurea var. munita I.M. Johnst.; Spondias radlkoferi Donn. Sm. e Warmingia pauciflora Engl.

Características: A Seriguela é uma planta que raramente excede 7 metros de altura, sendo bastante ramificada, com os ramos se desenvolvendo bem rentes ao chão na sua grande maioria, dando a esta fruteira uma característica bastante incomum.
A Seriguela é uma drupa de formato oval, de caroço lenhoso compacto e de polpa macia, representando em torno de 40% do peso da fruta, que pode chegar até 30 gramas.

Porte: Atinge 7 metros de altura.
Folhas: A folha é composta, tendo 18 a 22cm de comprimento com 9 a 11 folíolos oblongos, com 2 a 2,5cm de comprimento e de inserções opostas ao longo do pecíolo.
Flores: A inflorescência é do tipo panícula com inúmeras flores perfeitas que asseguram 3 ou mais frutas por panícula vingando de 2 a 3 frutos juntos.
Frutos: É uma drupa elipsoidal (formato oval) de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros, de polpa macia e fina, com cerca de três milímetros, com caroço lenhoso compacto representando em torno de 40% do peso da fruta, que pode chegar até 30 gramas. O sabor é parecido com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce.1

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *