Vinhático

Plathymenia reticulata


Nome cientifico: Plathymenia reticulata
Família: Fabaceae
Nomes populares: Vinhático, Amarelinho.
Sinonímia: Plathymenia foliolosa Benth. (1841); Pirottantha modesta Spegazzini (1916); Plathymenia modesta (Speg.) Burkart (1939).
Onde é encontrada: Encontrada com pouca freqüência nas matas da região.
Características: Árvore de médio a grande porte, 12 a 20 metros de altura, facilmente reconhecida pelo seu tronco, soltando cascas. Como outras, assume um porte diferente dependendo de como cresceu: Se foi no meio da mata, fica alta e esquia, se foi em campo livre, cresce com uma copa aberta e mais baixa. Folhas compostas, paripinadas, folíolos pequenos. Flores brancas, em pequeno cacho. Fruto vagem de tom vermelho/marrom com até 10 sementes, as quais tem 0,5 cm, marrom claro, com invólucro branco que a torna alada.
Utilidades: Trata-se de espécie muito procurada comercialmente pela qualidade da madeira. Pouco usada no paisagismo devido ao seu grande porte. Melífera.
Época de floração e frutificação: Floresce por volta de Novembro. Frutos a partir de Julho até Setembro.1


Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Alagoas, amarelo; na Bahia, amarelinho, vinhático e vinhático-do-campo; no Ceará, acende-candeia, amarelo e pau-amarelo; no Distrito Federal, vinhático-do-campo; no Espírito Santo, Goiás e São Paulo, vinhático; em Mato Grosso, vinhático-do-campo; em Mato Grosso do Sul, vinhático e vinhático-do-campo; em Minas Gerais, binhático, vinhático e vinhático-do-campo; no Pará, oiteira, paricazinho, pau-amarelo e pau-de-candeia; em Pernambuco, amarelo e pau-amarelo; no Piauí, acende-candeia e candeia; no Rio de Janeiro, amarelo e vinhático; em Santa Catarina, vinhático-do-campo e vinhático-chamalot, e em São Paulo, amarelinho, candeia e vinhático-do-campo.2
Etimologia: o nome genérico Plathymenia vem do grego plathy (largo e chato) + hymenon (envólucro ou membrana), ou seja, sementes largas e achatadas envoltas por membrana; o epíteto específico reticulata é por causa das nervuras dispostas em rede.O nome vulgar vinhático é relativo à vinha, vinhedo; a madeira e ramos são de cor de vinho.


Vinhático


EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.arvores.brasil.nom.br
2http://www.agencia.cnptia.embrapa.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *