Euryochus thysanos

Euryochus thysanos Pereira & Reis, 2017

Algumas características da espécie Euryochus thysanos estão indicadas na figura acima.

Cascudos de tamanho pequeno a médio, alcançando até 120 mm de comprimento padrão. Inclui peixes de cabeça larga e achatada e olhos latero-dorsais.

Focinho levemente áspero. Boca com dentes bífidos assimétricos. Abdome liso, destituído de odontóides ou placas. Nadadeira adiposa presente. Nadadeira anal com 5 raios ramificados.

São distinguidos dos demais cascudos nos rios de tabuleiro pelo tipo de articulação da nadadeira dorsal, onde a trava da nadadeira dorsal é retangular ou ausente. O sistema de travamento do espinho da nadadeira dorsal nesses peixes não é funcional.
Ocorrem em rios e riachos com fundo de pedra e correnteza moderada ou forte.

Perifitívoros, se ancoram as pedras do leito através da boca em forma de ventosa para raspar a vegetação com seus dentes bífidos e assimétricos.

Apesar de ter sido notada que se tratava de um novo táxon, este cascudo carecia de um nome formal. Durante décadas foi nomeada “baianichthys” pelas diversas turmas de pesquisadores que visitaram o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia, até que fosse descrita e recebesse nome formal.

A espécie Euryochus thysanos é a única representante do gênero Euryochus da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email