Faru (638 – 689)
Farù, FA-ju, Honyo
Notas biográficas
Sucessões
Linhagem
Referências1
Faru foi um monge budista proeminente durante a dinastia Tang na China. Originalmente um estudante de Huimíng, que enviou Faru para as montanhas do leste para estudar com Daman Hongren. Com Hongren, com quem estudou por dezesseis anos, Faru recebeu a transmissão do dharma. Depois de um tempo nas montanhas do leste, Faru deixou Luoyang, passando algum tempo no mosteiro de Shaolin e ajudando a restabelecer sua proeminência.
Faru foi notável na história do Zen, pelo conceito de linhagem, uma noção fundamental da identidade das escolas, parece ter tido origem nele ou em seus seguidores imediatos. Seu epitáfio fala de uma linha ininterrupta de transmissão de mente para mente desde Gautama Buda para Bodhidharma, fundador do Zen, para Hongren mestre de Faru e para o próprio Faru.
Outros discípulos de Hongren, no entanto, alegaram que eles foram o próximo ponto na linhagem e não Faru. Entre estes estava Laoan, mas o mais importante Yuquan Shenxiu, que tinha um epitáfio alegando que ele era o próximo patriarca da linhagem após Hongren.
Em instituições modernas do Zen, no entanto, nem Shenxiu, nem Faru são tradicionalmente considerados o verdadeiro herdeiro de Hongren; essa distinção ficou com Huineng, um monge muito menos notável que Faru ou Shenxiu, e que chegou à fama somente após sua morte, graças a uma extensa campanha de seu aluno Heze Shenhui.
-
Fonte:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Faru_(monk)
Sucessões1
Faru recebeu a transmissão do Dharma de Daman Hongren