Furong Daokai (Fu-jung Tao-kai, Fuyu Dokai)
O Quadragésimo-quinto Patriarca.
Referências
Transmissão de T’ou-tzu
Transmissão para Tan-hsia
Linhagem Soto
Referências1
Herdeiro de Dharma de Touzi Yiqing.
Ver Denkoroku Capítulo 46.
Embora Dogen se refira a ele como Dayang, ele é mais comumente conhecido pelo nome Furong. Dayang, e o mais recente Furong são os dois locais onde ele ensinou. Furong era particularmente conhecido por revitalizar os padrões monásticos da Linhagem de Caodong/Soto. Ele é louvado particularmente por Dogen por recusar veementemente a oferta de mantos luxuosos e honras imperiais que custaram-lhe um período de exílio. Sua frase “Verdes montanhas sempre estão caminhando” é usada como um axioma fundamental no Sansui kyo, de Dogen.
Transmissão de T’ou-tzu2
45. De T’ou-tzu para
Tao-k’ai
Qualquer frase, por mais sábia que seja,
ainda é um mero conceito, uma expressão parcial da verdade; ficar em silêncio
também. Isso fica claro na transmissão do mestre T’ou-tzu para Tao-k’ai:
Tao-k’ai: As palavras dos antigos buddhas tornam-se comumente aceitas, comuns como chá e arroz. Há alguma sutileza que possa atrair as gerações futuras ao ensinamento da não-dualidade?
T’ou-tzu: Você acha que o poder que o imperador tem para declarar leis em seu reino depende do que os imperadores do passado declararam?
[Tao-k’ai desperta subitamente; no momento em que vai dizer algo, o mestre passa os fios de seu cetro nos lábios do sucessor e sorri.]
T’ou-tzu: Quando você considera qualquer expressão parcial, você fica sujeito a trinta pancadas!
[Tao-k’ai faz uma reverência ao mestre T’ou-tzu, dá as costas para ele e sai andando.]
T’ou-tzu: Você atingiu finalmente o reino da não-dúvida?
Tao-k’ai continuou andando, sem responder à pergunta do mestre, sem olhar para trás, tapando as orelhas com as mãos. Não falar, não ver, não ouvir; a transmissão está completa.
Transmissão para Tan-hsia2
46. De Tao-k’ai para
Tan-hsia
O monge Tan-hsia queria saber qual era a frase que resumia todas as transmissões do dharma. Novamente, uma frase é apenas parcial, e não a verdade absoluta.
Tan-hsia: Qual é a frase única, transmitida por todos os buddhas através do espaço e do tempo?
Tao-k’ao: Se você pensa que pode encontrar a transmissão atemporal em uma frase ou gesto, você está enterrando a lua nas profundezas da terra.
Tan-hsia desperta a sabedoria, como a brilhante lua cheia de outono.
-
Notas:
- “Ensinos do Mestre Zen Anzan Roshi”(texto compilado pelo Ven. Jinmyo Fleming ino e traduzido ao Português por Claudio Miklos.
- www.dharmanet.com.br