Shen-hsiu(605-706)
Shenxiu (Shen-hsiu, Jinshu), Datong Shenxiu (Datsu Jinshu)
[Escola do Norte]
Referências
Sucessão
Por Gary L. Ray
Linhagem
Referências2
Shenxiu (Shen-hsiu, Jinshu), 605-706. Também Datong Shenxiu (Datsu Jinshu).
“Excelência Divina”.
Shenxiu foi um Herdeiro de Dharma de Hongren e por muitos anos sua Linhagem dos Ensinamentos da Montanha Oriental ou Ch’an “do norte” foi tremendamente influente.
Ver Denkoroku Capítulo 34.
Sucessão
Shenxiu transmitiu o Dharma para:
- Pu-chi (Fujaku, 651-739)
- Yi-fu (Gifuku, 658-736)
Por Gary L. Ray
Quanto aos ensinamentos de Hui-neng, eles não eram diferentes dos de Shen-hsiu. De fato, como John McRae descobriu em sua pesquisa, ” Ch’eng-kuan of the Hua-yen school”, por exemplo, é impossível perceber qualquer diferença significante entre os ensinamentos do Ch’an do norte (o do Shen-hsiu) e os do Ch’an do Sul (o de Hui-neng). As disputas sobre o despertar súbito e o gradual foram invenções criadas por um dos sucessores de Hui-neng, Shen-hui, como será discutido mais tarde.
Shen-hsiu foi um mestre muito famoso, altamente educado que tentou, como Hui-neng, emular os ensinamentos de seu mestre. Shen-hsiu mudou-se para Lo-yang, o capitólio, em 701. Ele foi aceito pelo Imperador e pela Imperatriz e teve que ajustar seus ensinamentos para esta situação. Este foi o início da idéia do Zen de “significado hábil”. Shen-hsiu chamou sua escola de “Ensinamentos da Montanha do Leste” em honra a seu professor Hung-jen, que ensinou na que era conhecido como a Montanha do Leste.
Até aí, não existia nenhuma referência sobre as escolas do norte ou do sul e era pequeno ou nenhum o conflito entre os métodos de prática espiritual. Este período harmonioso entre o período de Hung-jen e as mortes de Shen-hsiu e Hui-neng foi o período mais criativo de Ch’an. Porém, o amplo alcance desta criatividade resultou inevitavelmente em conflito. Como Heinrich Dumoulin assinala: “A diversidade rica de elementos espirituais e intelectuais que fluiram juntas durante este primeiro período do Zen budismo foi o arauto de conflitos que apareceram nas duas ou três gerações seguintes.” O instigador destes conflitos foi um monge chamado Shen-hui.
Ver O Desenvolvimento e o declínio da Escola Ch’an do Norte
-
Fonte:
- “Ensinos do Mestre Zen Anzan Roshi”(texto compilado pelo Ven. Jinmyo Fleming ino e traduzido ao Português por Claudio Miklos.