Referências
Kapleau
Transmissão de Hsüe-tou
Transmissão para Dôgen
O Qüinquagésimo Patriarca.
Tiantong Rujing (T’ien-t’ung Ju-ching, Tendo Nyojo), 1163-1228.
Deu Transmissão a Eihei Dogen.
Aparece em Transmissão da Luminosidade Casos 11. Ver Denkoroku Capítulo 51.
Nyojo (Em chinês, Ju-ching; 1163-1238): mestre Zen chinês sob cuja orientação Eihei Dôgen foi iluminado na China, no Mosteiro de T’ien-T’ung.
50. De Hsüe-tou para
Ju-ching
Aos 17 anos, Ju-ching trocou o estudo de
filosofia pela prática da meditação. Seu mestre, Hsüe-tou, freqüentemente
perguntava “como é possível limpar o espelho que nunca ficou sujo”. Um dia, o
mestre pediu que Ju-ching se libertasse da limpeza e da clareza. Dias depois,
Ju-ching foi até o mestre Hsüe-tou e lhe disse:
Ju-ching:
Venerável mestre, agora posso responder.
Hsüe-tou: Diga
imediatamente.
Ju-ching: Eu sou o espelho que nunca ficou sujo. Não
há mais impulsos para limpar ou clarear.
Logo depois desta transmissão, Ju-ching
fez uma reverência ao mestre e foi limpar a latrina do monastério.
51. De Ju-ching para
Dôgen
Dôgen nasceu em uma família aristocrática
do Japão. Perdeu os pais ainda muito cedo e passou a ser educado por seus
familiares. Aos 13 anos de idade, tornou-se monge e passou a praticar no monte
Hiei, o centro da escola japonesa Tendai. Aos 15 anos, passou a praticar na
linhagem Zen Rinzai, que tinha sido introduzida no Japão pelo mestre Eisai.
Dôgen recebeu o inka-shômei — a confirmação do despertar — do mestre
Myôzen, que foi o sucessor de Eisai. Aos 24 anos, ainda insatisfeito, Dôgen
viajou à China e encontrou o mestre Ju-ching, que disse aos monges:
Por que vocês ainda
estão habitando a mente e o corpo? Vocês ainda estão dormindo acordados! Nada
de incenso, nada de sutras, nada de arrependimento, nada de mantras!
Não fixem a mente e o corpo em concentração. Para explorar verdadeiramente o
Zen, abandonem a mente e o corpo!
As palavras do mestre Ju-ching realmente
despertaram Dôgen. Então, ele foi até os aposentos do mestre para lhe oferecer
incenso:
Dôgen: Abandonei
a mente e o corpo.
Ju-ching: Até mesmo a mente e o corpo que você
abandonou foram abandonados.
Dôgen [curvando-se]: Esta é uma
percepção temporária. Não tire conclusões precipitadas.
Ju-ching:
Não estou tirando conclusões precipitadas.
Dôgen: Mostre-me que
não.
Ju-ching: Isto é abandonar a mente e o corpo.
[Dôgen
curva-se novamente.]
Ju-ching: Você abandonou o abandono.
Dôgen retornou ao Japão, e lá iniciou a
linhagem Sôtô Zenshû.
- Extraído de “Ensinos do Mestre Zen Anzan Roshi”(texto compilado pelo Ven. Jinmyo Fleming ino e traduzido ao Português por Claudio Miklos.
- Extraído de “Os três pilares do Zen” de Philip Kapleau
- Extraído de www.dharmanet.com.br