JP 2011 Projeto

capa projeto turma parcerias trabalhos mensagens

Objetivo
Organizar grupos de estudantes de ensino médio, que acompanhados por monitores universitários e orientados por pesquisadores possam conhecer de perto os trabalhos de pesquisa biológica em uma área em recuperação.

Meta
Formar quatro turmas de seis alunos cada para durante um semestre acompanhar os trabalhos de pesquisas sobre biodiversidade em uma área da região.

Justificativas
“Aulas de Ciências e Biologia desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento”.
Seniciato & Cavassan, 2004

“Só cuidamos, respeitamos e preservamos aquilo que conhecemos, a ignorância traz uma visão distorcida da realidade”.
Machado, 1982

“O conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido”
Morim, 2000

“Se o aluno aprender sobre a dinâmica dos ecossistemas, ele estará mais apto a decidir sobre os problemas ambientais e sociais de sua realidade quando for solicitado”.
Seniciato & Cavassan, 2004

Premissas pedagógicas
A complexidade que envolve uma aula de campo, em que os alunos deparam-se com uma quantidade maior de fenômenos quando comparada a uma aula tradicional, pode confundir os alunos na construção dos conceitos e lidar com essa complexidade requer o estabelecimento de objetivos claros e um professor bem preparado.
Lopes & Allain, 2002

Para os alunos é importante que o professor conheça bem o ambiente a ser visitado e que este ambiente seja limitado de forma a atender os objetivos da aula.

Geração Y

  • A geração Y, jovens nascidos após 1980, não responde a modelos educativos centrados no professor ou a modelos de palestras.
  • A geração Y chega à escola conectada o mundo e com formas de pensar e de aprender já construídas.
  • As informações e o conhecimento historicamente construídos estão disponíveis com apenas um clique.
  • Nossos jovens vivem neste mundo imediato, sempre conectados obtendo as informações de que necessitam a partir do uso dos diferentes recursos tecnológicos e do acesso aos meios de comunicação.
  • Desta forma desafiam diariamente as estratégias pedagógicas utilizadas.
  • O que permanece constante é o método de investigação científica.
  • Trazer o jovem para a prática deste método com trabalho de campo, pesquisas na rede mundial, práticas de laboratório.
  • Contato com a observação e os instrumentos que facilitam a observação.

Investigação científica
De forma simplificada podemos definir 3 passos:

Questionamento – Estabelecemos nossas dúvidas, fazemos nossas perguntas: Porque acontece isso? Como estão relacionados estes acontecimentos?

Observação – Observamos e registramos o que vemos sobre o objeto de nosso questionamento.

Resposta – Com base em nossas observações damos uma resposta ao nosso questionamento ou estabelecemos uma hipótese para esta resposta.

Na verdade estes processos estão interligados. Para formular uma questão foi necessária uma observação anterior. O próprio processo de observação vai ser dirigido por uma série de respostas prévias que serão confirmadas ou desmentidas pelas observações. Estas respostas por sua vez geram outras questões.

Para que a observação seja eficiente precisamos aprender a ver, a interpretar, a discernir o que esta sendo observado.