Bacia do Benevente

Figura 1 – Mapa da Bacia do Benevente/Microbacias Guarapari-Anchieta

Bacia do Benevente (08.13)
Bacia formada pelo rio Benevente na região costeira sul do Espírito Santo.

Limites
Norte: Bacia do Jucu.
Oeste: Bacias do Itapemirim.
Sul: Bacia do Rio Novo e Microbacias de Anchieta.
Leste: Microbacias de Guarapari e Oceano Atlântico.

Rio Benevente (08.13)
Superfície total: 1.092 Km2 Perímetro: 219 Km
Microbacias Guarapari-Anchieta (08.13a)
Superfície total: 85 Km2 Perímetro: 62 Km

O rio Benevente nasce na Serra do Tamanco entre os municípios de Alfredo Chaves e Vargem Alta. As cabeceiras de drenagem que formam as nascentes principais deste rio encontram-se na região da Pedra do Alto do Redentor, após o distrito de Urânia, originando o Córrego do Redentor, que nas proximidades deste distrito, passa a receber o nome de rio Benevente. Tem uma área de drenagem de aproximadamente 1.096 Km2 e sua disponibilidade hídrica é estimada em 30 m3/s.

Figura 2 – Mapa do Benevente e microbacias próximas.

O rio Benevente percorre 84,5 km até desaguar em Anchieta e sua bacia banha os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves e parte dos municípios de Iconha, Guarapari e Piúma.

Microbacias de Guarapari-Anchieta.
Entre Guarapari e Anchieta abrigam-se algumas microbacias como as do Rio Meaípe, a da Lagoa Mãe Bá e outras menores.

Tabela 1 – Comprimento dos rios, altitudes das nascentes e áreas das Microbacias de Guarapari-Anchieta

Alto Benevente.
Esta região hidrográfica foi definida com a região das nascentes formadoras do rio Benevente até o Baixo Rio Benevente. O rio Benevente surge da confluência do Córrego da Fortuna com o Córrego do Redentor, que nascem na Serra da Maravilha e na Serra do Redentor, a uma altitude de 1.120 e 1.360 m, respectivamente. Na parte mais alta da bacia, temos ainda o córrego São Bento, que deságua no Córrego da Fortuna, próximo à sua foz, e nasce em uma cota de 1.320 m, o Córrego da Pedra, que nasce a 1.110 m, e o córrego Alto Benevente, que nasce em uma cota de 1.090 m. Seus principais contribuintes abaixo desta região de terras altas são: o ribeirão São Joaquim e os rios Iriritimirim, Batatal e Crubixá. A região das cabeceiras é marcada por trechos torrenciais e encachoeiramentos, a exemplo da Cachoeira da Matilde, um dos destinos turísticos mais procurados em Alfredo Chaves.

Tabela 2 – Comprimentos dos rios, altitude das nascentes e áreas das sub-bacisa do Alto
Benevente

Baixo Benevente.
A região hidrográfica do Baixo Rio Benevente é delimitada pelo rio Benevente, antes da sede do município de Afonso Cláudio, e pelos afluentes que desembocam abaixo deste ponto. Sua foz abriga um dos maiores manguezais do Espírito Santo, que penetra até 6,5 km da costa.

Tabela 3 – Comprimentos dos rios, altitude das nascentes e áreas das sub-bacias do Baixo
Benevente


Print Friendly, PDF & Email