Bacia do Itaunas


Bacia do Itaunas (07.59)
Bacia costeira formada pelo rio Itaunas.
Limites
Norte: Bacia do Mucuri e Microbacias do Riacho Doce.
Oeste: Bacia do Mucuri e São Mateus.
Sul: Bacia do São Mateus.
Leste: Oceano Atlântico.

Superfície total: 4.809 km² Km2 Perímetro: 312 Km

O rio Itaúnas (Figura) localiza-se ao sul da Bahia e a nordeste de Minas Gerais, n oextremo norte capixaba, tendo suas nascentes principais nos municípios capixaba de Ponto Belo e Mucurici.

É um rio de domínio estadual, mas a bacia tem as nascentes no córrego Barreado, em Minas Gerais, no município de Nanuque, e a de outros córregos na Bahia, no município de Mucuri. Sua bacia drena uma área de 4.314 km² em território capixaba. Limitada a norte e oeste, em seu trecho superior, pela bacia do rio Mucuri, em Minas Gerais e Bahia, e ainda a norte, em seu baixo curso fluvial, pelas microbacias de Riacho Doce, na divisa entre Espírito Santo e Bahia. Ao sul, os limites da bacia do Itaúnas são definidos pela bacia do São Mateus, também no Espírito Santo.

As águas da bacia do rio Itaúnas banham os municípios capixabas de Mucurici, Montanha, Pinheiros, Pedro Canário e parte dos municípios capixabas de Ponto Belo, Boa Esperança, São Mateus, Conceição da Barra e ainda parte do município de Mucuri, na Bahia.

As unidades de conservação situadas na bacia do Itaúnas incluem a Floresta Nacional do Rio Preto, a Reserva Biológica de Córrego Grande, a Reserva Biológica do Córrego do Veado e o Parque Estadual de Itaúnas.

Alto Itaúnas.
É a região das cabeceiras do rio Itaúnas é definida pelo conjunto de córregos e rios que drenam para o trecho superior do rio Itaúnas entre a nascente e a foz do Rio do Sul. Suas águas banham os municípios de Ponto Belo, Mucurici, Montanha e parte dos municípios de Pedro Canário e Pinheiros. A nascente mais alta da bacia do Itaúnas corresponde ao córrego Itaúnas Grande, localizado a 370 m de altitude, próximo à divisa estadual com Minas Gerais.

Baixo Itaúnas.
O Baixo Rio Itaúnas abriga o conjunto de córregos e rios que drenam para o trecho inferior do rio Itaúnas após encontro com o Rio do Sul até sua foz, na vila de Itaúnas, no Oceano Atlântico. Suas águas banham parcialmente os municípios de Pedro Canário, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus e Conceição da Barra.

Print Friendly, PDF & Email