Bacia do Itapemirim

Figura 1 – Bacia do Itapemirim com as bacias limites

Bacia do Itapemirim (08.17)
Formada pelo rio Itapemirim. Um rio costeiro no sul do Espírito Santo.

Limites
Norte: Microbacias de Itapemirim e Bacias do Rio Novo, Benevente e Jucu.
Oeste: Bacia do Doce.
Sul: Bacia do Itabapoana e Microbacias de Marataízes
Leste: Oceano Atlântico.

Superfície total: 5.950 Km2 Perímetro: 493 Km

O Rio Tapemeri, atual Itapemirim, foi usado por Pero de Góis da Silveira donatário da capitania de São Tomé e Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania do Espírito Santo para ajustar os limites entre estas capitanias (Soffiati Netto, 2011).

Com uma área de drenagem de 5.950 Km2 a bacia formada pelo Rio Itapemirim banha os municípios capixabas de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Ibatiba, Ibitirama,
Alegre, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivacqua e Presidente Kennedy, e ainda uma pequena parte do Estado de Minas Gerais.

Figura 2 – Bacia do Itapemirim com as regiões alto, médio e baixo.

Alto Itapemirim.
Os principais formadores do Itapemirim são os rios Braço Norte Esquerdo e Braço Norte Direito. O Braço Norte Esquerdo tem suas nascentes no Espírito Santo no extremo norte do município de Muniz Freire, próximo à divisa com Itatiba. Desce no sentido sudoeste até encontrar o Braço Norte Direito formando o rio Itapemirim.

O rio Braço Norte Direito nasce no limite oeste do município de Ibitirama (ES) quase na fronteira com Alto Caparaó (MG). Desce em sentido Oeste-Leste até Iúna, quando muda o sentido para Sudeste recebendo o rio Braço Norte Esquerdo para dar início ao rio Itapemirim.

O Alto Itapemirim inclui toda á área de drenagem dos rios Braço Norte Esquerdo e Direito e do rio Itapemirim até a jusante da foz do Córrego Olho D’Água, antes da foz do rio Castelo.

Tabela 1 – Comprimento dos rios, altitude das nascentes e áreas das sub-bacias do Alto Itapemirim.

Médio Itapemirim.
A sub-região hidrográfica “Médio Itapemirim” inclui a área drenada pelo rio Itapemirim desde a montante da foz rio Castelo até a jusante da foz do Córrego Independência no limite leste do Município de Cachoeiro de Itapemirim

No terço médio destaca-se a sub-bacia do rio Castelo, que nasce na divisa norte do Município de Conceição do Castelo, desce no sentido sul passando por Castelo indo desaguar no rio Itapemirim.

Tabela 2 – Comprimento dos rios, altitude das nascentes e áreas das sub-bacias do Médio Itapemirim.

Baixo Itapemirim.
Da foz do Rio Castelo até o oceano estende-se a rede hidrográfica do baixo Itapemirim.

Tabela 3 – Comprimento dos rios, altitude das nascentes e áreas das sub-bacias do Baixo Itapemirim.


Print Friendly, PDF & Email