Bacia do São Mateus (07.60)
Bacia costeira formada pelo rio São Mateus.
Limites
Norte: Bacia do Itaunas.
Oeste: Bacia do Mucuri e Doce.
Sul: Bacia do Barra Seca.
Leste: Oceano Atlântico.
Superfície total: 13.612 km² Km2 Perímetro: 778 Km
O rio São Mateus tem sua nascente no estado de Minas Gerais, desaguando no Espírito Santo. Sua bacia, localizada no ponto mais ao sul da Região Hidrográfica do Atlântico Leste (Figura 1). O rio São Mateus é formado pela união do rio Cotaxé ou Braço Norte e o rio Cricaré ou Braço Sul.
Sub-bacia do Cotaxé.
Esta sub-bacia é definida pelo conjunto de córregos e rios que drenam para o rio Cotaxé, ou braço norte do São Mateus.
Com uma área de drenagem de 3.675 km2 no Espírito Santo, banhando parcialmente os municípios de Ecoporanga, Ponto Belo, Boa Esperança e São Mateus. O rio Cotaxé com aproximadamente 336 km de extensão, nasce em Ouro Verde, em Minas Gerais, a uma altitude de 832 m.
Sub-bacia do Cricaré.
É definida pelo conjunto de córregos e rios que drenam para o rio Cricaré, ou braço sul do São Mateus. Com uma área de drenagem de 2.725 km2 no Espírito Santo, banhando os municípios de Mantenópolis, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte e parte dos municípios de Vila Pavão e Nova Venécia. O rio Cricaré nasce com o nome de ribeirão Mantena no Alto do Mantena, a uma altitude de aproximadamente 712 m, no município de São Felix de Minas, em território mineiro.
Sub-bacia do São Mateus.
É definida pelo conjunto de córregos e rios que drenam para o rio São Mateus após a união dos rios Cotaxé e Cricaré.
O manguezal do rio São Mateus exibe fisionomia alterada por tensores naturais e antrópicos, tendo como agentes principais: erosão, assoreamento, desmatamento, invasão por palafitas, abertura de estradas, urbanização, lançamento de efluentes domésticos e pesca predatória (Silva et al. 2005). O Baixo Rio São Mateus banha parcialmente os municípios de São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra. Em Conceição da Barra a população refere-se ao rio São Mateus como rio Cricaré.