Callichthyidae

Os Callichthyidae (coridoras e tamboatás)

Algumas características da família Callichthyidae, são ilustradas na figura acima.

Os peixes Callichthyidae possuem duas séries de placas dérmicas revestindo o corpo, linha lateral reduzida e ausência de dentes no premaxilar em indivíduos adultos (Reis, 2013).
As coridoras são peixes pequenos, com tamanho inferior a 10 centímetros, e nadam ativamente a meia água. Por outro lado os tamboatás Callichthys callichthys tem o corpo achatado e vivem mais associados ao leito, sendo facilmente encontrados em ambientes de nascentes ou brejos, tolerantes a águas pouco oxigenadas.

Afinal, todos os peixes Callichthydae são capazes de respirar ar atmosférico, por possuírem a bexiga natatória modificada.

Certas espécies, como Aspidoras virgulatus, são fortemente associadas a ambientes de riacho na floresta, habitando águas claras (cor de chá) de baixa altitude (menos de 50 metros), vegetação de entorno de mata ciliar e vegetação aquática abundante, sobre substrato arenoso com cascalhos e lodo.

Onde tem floresta, tem Aspidoras virgulatus. A espécie mais comum na região, não tão dependente da floresta, é a Dorinha, Corydoras nattereri.

Os tabuleiros da Mata Atlântica são povoados por peixes pertencentes a cinco gênero da família Callichthydae: Aspidoras, Callichthys, Corydoras, Hoplosternum e Scleromystax.


CHAVE DE CALLICHTHYIDAE

Print Friendly, PDF & Email