Characidae

Os Characidae

Algumas características da família Characidae, mas não necessariamente exclusivas, são ilustradas na figura acima.estão indicadas na figura acima.

A família Characidae (piabas) é a maior e a mais heterogênea dentre todos os Characiformes. A maioria dos trabalhos agrupa os Characidae em subfamílias, e algumas destas recentemente acabaram se elevando a categoria de famílias independentes, como aconteceu com o grupo das piranhas e pacus, agora família Serrasalmidae. Muitos grupos em Characidae são monofiléticos, correspondendo a grupos naturais, e outros mal resolvidos do ponto de vista taxonômico.

Os Characidae estão entre os mais abundantes peixes encontrados nos riachos da Mata Atlântica, muitos usados como animal de estimação, nos aquários ornamentais.

São peixes pequenos, na região muitas vezes não chegam a ultrapassar os dez centímetros de comprimento padrão. São os mais comuns peixes nos riachos, onde se ocultam sob a vegetação aquática, e ali se alimentam principalmente de insetos e invertebrados aquáticos.
Algumas piabas maiores, pela sua abundância e fartura, são usadas como alimento pela população ribeirinha.

São mais de 70 gêneros, que abrigam pouco mais de 600 espécies em Characidae.

Os tabuleiros da Mata Atlântica são povoados por peixes pertencentes a oito gêneros da família Bryconidaee: Astyanax, Hyphessobrycon, Knodus, Mimagoniates, Moenkhausia, Oligosarcus, Rachoviscus, Serrapinnus.


CHAVE DE CHARACIDAE

Print Friendly, PDF & Email