Pleuronectiformes

Os Pleuronectiformes

Algumas características dos Pleuronectiformes encontram-se ilustradas acima.

Os peixes da ordem Pleuronectiformes nascem bilateralmente simétricos e durante o seu desenvolvimento, o olho migra para um dos lados do crânio, ficando os dois olhos do mesmo lado da cabeça. Assim, os peixes linguados têm os dois olhos do mesmo lado do corpo. Este lado é colorido, e o lado cego despigmentado. A assimetria do corpo se reflete também na dentição da boca, no tamanho das escamas e no desenvolvimento das nadadeiras peitorais. Muitas vezes dentes, escamas e nadadeiras são maiores do lado com olhos e menores no lado cego.

Estes peixes costumam ficar semi enterrados no fundo de areia. Os olhos são salientes sobre a cabeça, permitindo que os peixes enxerguem mesmo quando cobertos pela areia (Nelson et al., 2016). Os linguados formam um grupo natural, contendo perto de 800 espécies, e ocorrem em águas litorâneas tropicais e sub-tropicais. Há algumas espécies comuns em estuários, e algumas poucas vivem apenas em água doce..

Nos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos espécies em três famílias de Pleuronectiformes: Achiridae, Cynoglossidae e Paralichthyidae.


CHAVE DE PLEURONECTIFORMES


Print Friendly, PDF & Email