Algumas características da família Serrasalmidae, são ilustradas na figura acima.estão indicadas na figura acima.
Pacus ou peixe CD e as piranhas compõem a família Serrasalmidae. Estes peixes possuem um corpo comprimido alto, marcado por uma quilha ventral geralmente com uma série de espinhos abdominais e ainda um espinho pré dorsal orientado anteriormente, e localizado a frente da nadadeira dorsal (espinho ausente em Piaractus).
Os pacus (Metynnis e Myleus) e tambaquis (Piaractus)são peixes aproveitados na pesca comercial e sua introdução é relativamente comum em diversas áreas.
As piranhas são utilizadas na pesca de subsistência. Todas as espécies aqui listadas de Serrasalmidae foram introduzidas no rio Doce e Barra seca.
São peixes muito encontrados em áreas lacustres e ambientes de remanso. Pacus e tambaquis se alimentam de frutos e sementes, enquanto que piranhas são piscívoras ou carniceiras. Grandes cardumes são encontrados nos lagos do baixo rio Doce.
Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica foram encontrados cinco gêneros pertencentes a família Serrasalmidae, cada um com uma espécie.
Os tabuleiros da Mata Atlântica são povoados por peixes pertencentes a cinco gênero da família Serrasalmidae: Metynnis, Myleus, Piaractus, Pygocentrus e Serrasalmus.