Os Cyprinodontiformes Berg, 1940
Os peixes da ordem Cyprinodontiformes em geral possuem pequenas dimensões, em geral com 50 milímetros ou menos de comprimento padrão. Incluem peixes muito comuns em aquário ornamental, como o guppy, barrigudinho, espadinha e ainda os peixes anuais.
Podem ocupar ambientes extremos, como áreas estuarinas, onde há mistura de água doce e salgada, ou ambientes temporários, vivendo em alagados de água da chuva, que secam no inverno. Em geral vivem próximos a superfície, onde a elevada oxigenação da água pode compensar condições ambientais não tão favoráveis. Possuem a boca pequena e protrátil, capaz de se projetar para a frente, e pequenos dentes. O hábito alimentar é muitas vezes invertívoro, com ingestão de insetos e pequenos invertebrados. Certas espécies foram utilizadas como larvófagas, no combate a mosquitos.
A viviparidade é um modelo reprodutivo comum entre alguns destes peixes, que lhes rende o nome de barrigudinho, pois a fêmea em gestação possui o ventre bastante dilatado.
A mata atlântica de tabuleiro é habitada por duas distintas famílias de peixes Cyprinidintiformes: Rivulidade e Poeciliidae.