Curso de Pós Graduação

Curso de Biogeografia e Conservação de Fauna Aquática

Curso de Pós Graduação
Print Friendly, PDF & Email
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:Sala de AulaPPGBAN_2021: Módulo 3Agroecologia e Conservação
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Agroecologia e Conservação

Comentem sobre o papel dos diferentes modos de produção agrícola na conservação dos habitat e das espécies.

https://youtu.be/82zhg6_eLvM

 

Luisa Soares, dani and debora have reacted to this post.
Luisa Soaresdanidebora

Comentem sobre o papel dos diferentes modos de produção agrícola na conservação dos habitat e das espécies.

Existem diferentes modos de produção agrícola, como a de subsistência, comercial e orgânica . A agricultura orgânica ou biológica são sistemas sustentáveis de agricultura que contribuem para a conservação das espécies atraves da não permissão do uso de produtos químicos sintéticos tóxicos para o meio ambiente, bem como a saúde humana, como os agrotóxicos e fertilizantes industriais. Abordam assim outras formas de adubar e proteger suas culturas de pragas agrícolas. Além disso, não utilizam organismos geneticamente modificados. Esse tipo de agricultura também pode ser incorporada na de subsistência e na comercial.

Oi Debora.

De modo mais amplo temos a produção agrícola por pacotes. É a forma hoje mais difundida. Ela é a base do chamado agronegócio. Como está baseada de pacotes de sementes geneticamente modificadas, de adubos química e venenos. Já causa grandes impactos no meio ambiente. Estes impactos são agravados nas grandes propriedades que usam monocultura. Tanto pela monocultura como por expulsar as pessoas do campo, tendo em vista que com poucas máquinas mantém áreas gigantescas. Mas este tipo de produção acaba sendo usado também por muitos pequenos proprietários, seja pelo hábito, pela orientação técnica e até para conseguirem empréstimos bancários.

E por outro lado temos os sistemas de produção ambientalmente amigável. A chamada agricultura "orgânica" e uma de suas formas. Mas é uma forma que ainda depende de insumos externos para que se mantenha produtiva. Outra forma é a agricultura sintrópica, ou sucessional que usa os princípios da floresta para a produção, conseguindo uma fertilidade crescente da terra após cada ciclo produtivo.

debora has reacted to this post.
debora