Curso de Pós Graduação

Curso de Biogeografia e Conservação de Fauna Aquática

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Exercício 1- Conservação biológica

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EXERCÌCIO 1. Conservação biológica

 

Etapa A. Inspirado no seu tema de estudo, considere o que é conservação biológica.

 

Situação problema:

 

Qual é o problema (por exemplo, ameaça) ou solução (por exemplo, estratégia) de conservação necessária?

 

Por que é um exemplo de estudo em Conservação Biológica?

 

Etapa B. O campo de atuação profissional da Conservação Biológica- tomando como exemplo as ONGs

 

Nome da ONG:

Quais são os objetivos da ONG?

 

Descreva ao menos um exemplo de projetos que a ONG desenvolve

 

 

 

 

Como um gestor ambiental poderia atuar nesta ONG?

 

 

 

 

 

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EXERCÍCIO 1. Conservação biológica

 

Etapa A. Inspirado no seu tema de estudo, considere o que é conservação biológica.

É o estudo do estado da biodiversidade, que tem por objetivo proteger as espécies, seus habitats e ecossistemas dos riscos de extinção.

Meu estudo visa investigar qual ou quais ambientes a espécie Trichogenes claviger vive e, quais os seus hábitos de vida. Sabendo que a espécie é endêmica e figura como criticamente ameaçada, utilizarei a técnica de eDNA, para descobrir se existem outras localidades que a espécie ocorre e consequentemente compreender seus hábitos de vida e conseguir propor estratégias mais efetivas para sua proteção.

Situação problema:

 

Qual é o problema (por exemplo, ameaça) ou solução (por exemplo, estratégia) de conservação necessária?

Um dos problemas que a espécie Trichogenes claviger enfrenta é a fragmentação de habitat, visto que a espécie é dependente de ambientes extremamente preservado e íntegro.

A solução mais efetiva para a conservação dessa espécie é primeiramente descobrir se ela é ou não endêmica da localidade tipo e propor a criação de UCs na região dos rios Fruteiras e Caxixe, tributários do rio Itapemirim, garantindo a efetiva proteção dessa espécie, além de medidas de proteção junto ao PAN Peies e Eglas da Mata Atlântica.

Por que é um exemplo de estudo em Conservação Biológica?

Porque é uma espécie endêmica e ameaçada, ou seja, o limite máximo para que ela seja extinta, caso medidas de conservação efetivas não sejam adotadas. E o primeiro passo, sem sobra de dúvidas é conhecer os hábitos de vida e status de conservação da espécie, para que assim, medidas de proteção sejam efetivadas.

 

Etapa B. O campo de atuação profissional da Conservação Biológica- tomando como exemplo as ONGs

 

Nome da ONG: Instituto Pró-Tapir

Quais são os objetivos da ONG?

O Pró-Tapir tem como objetivos elaborar e implementar um plano de ação para a conservação dos ungulados e de seu habitats no estado do Espírito Santo, e colaborar com ações em outras regiões da Mata Atlântica.

Descreva ao menos um exemplo de projetos que a ONG desenvolve

Projeto de conservação da anta, Tapirus terrestris. A anta é ameaçada pelo desmatamento, pela caça, por atropelamentos e incêndios. No Brasil, a anta é considerada Vulnerável, na Mata Atlântica ela está Em Perigo e no Espírito Santo, Criticamente em Perigo.

 

 

 

Como um gestor ambiental poderia atuar nesta ONG?

Participando dos planos de ação para conservação das espécies. Além de poderem ser capacitados pela própria equipe que desenvolve o projeto, orientando sobre hábitos de vida da espécie e medidas de proteção.

Com os gestores capacitados, ficará mais fácil a comunicação com a população que vive no entorno dessas UCs, onde os mesmo poderão ajudar nas atividades de educação ambiental e ciência cidadã.

 

 

 

 

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EXERCÌCIO 1. Conservação biológica

 

Etapa A. Inspirado no seu tema de estudo, considere o que é conservação biológica.

Conservar a espécie (peixes) e seu habitat, e consequentemente os meios de vida das populações dependentes desses ambientes.

Situação problema:

Qual é o problema (por exemplo, ameaça) ou solução (por exemplo, estratégia) de conservação necessária?

Problema é que há espécies de peixes ameaçadas e com elas seus ambientes. E que não há nenhuma solução formal existente para a proteção delas.

Solução é buscar integrar formas de proteção dos habitats (costeiros, marinhos e terrestres) como uma política publica e com apoio da comunidade local.

Por que é um exemplo de estudo em Conservação Biológica?

Porque a unidade amostral é uma espécie ameaçada de extinção e que necessita de esforços para conservação.

 

Etapa B. O campo de atuação profissional da Conservação Biológica- tomando como exemplo as ONGs

 

Nome da ONG: Conservação Internacional do Brasil

Quais são os objetivos da ONG?

Contribuir para o bem estar humano, com foco na conservação na natureza.

Descreva ao menos um exemplo de projetos que a ONG desenvolve

Trabalhos com Pesca+sustentável, que visa a rastreabilidade do pescado, aliado as boas práticas de pesca e manejo de espécies marinhas, com intuito de “pescar menos e vender melhor”. Esse projeto é desenvolvido no território de Abrolhos Terra e Mar (Bahia- Espírito Santo).

Como um gestor ambiental poderia atuar nesta ONG?

Apoiando e desenvolvendo as boas práticas junto as comunidades, bem como, aliando pesquisa e monitoramentos necessários para verificar a situação dos estoques que fazem parte do projeto. Para que eles estejam saudáveis e sustentáveis.

 

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Etapa A. Inspirado no seu tema de estudo, considere o que é conservação biológica.

Conservação ambiental é encontrar formas de preservar o meio ambiente como um todo, seus ecossistemas de forma individual ou determinadas espécies que agem de forma interdependente com as demais formando um equilíbrio ecológico.

Meu projeto é realizar bioensaios com plantas selecionadas a fim de encontrar aquelas que possuem um alto potencial herbicida e que ao mesmo tempo não sejam prejudiciais às abelhas. Desta forma, os extratos das plantas analisadas podem atuar como substitutas dos agrotóxicos comumente utilizados pelos agricultores e tóxicos para as abelhas.

Situação problema:

Qual é o problema (por exemplo, ameaça) ou solução (por exemplo, estratégia) de conservação necessária?

Aumento do nível de extinção das abelhas devido à intensa utilização de agrotóxicos na agricultura. O projeto visa solucionar este problema encontrando plantas que sejam formas alternativas de proteger as culturas de ervas daninhas e ao concomitantemente não prejudiciais às abelhas

Por que é um exemplo de estudo em Conservação Biológica?

Porque visa proteger e conservas a população de abelhas nativas e africanizadas. Estas possuem um papel fundamental na natureza, atuando não somente como polinizadores essenciais para cerca de 80% das frutas e hortaliças, mas também como grandes fontes de nutrientes para diversas frutas.

Etapa B. O campo de atuação profissional da Conservação Biológica- tomando como exemplo as ONGs

 

Nome da ONG: Instituto Socio Ambiental (ISA)

Quais são os objetivos da ONG?

O Instituto propõe soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

Descreva ao menos um exemplo de projetos que a ONG desenvolve

  • Defesa dos direitos socioambientais
  • Monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas
  • Pesquisa, difusão, documentação de informações socioambientais
  • Desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambiental
  • Fortalecimento institucional dos parceiros locais.

 

Como um gestor ambiental poderia atuar nesta ONG?

Realizando pesquisas socioambientais para favorecer a população relacionada e o ambiente estudado.

Muito bem meninas!

Exercicio 1 concluído. Excelente!

Juliana,

Seu estudo vai contribuir muito para melhorar o estado de conservação das populações de Trichogenes claviger.

O desconhecimento é inimigo da conservação.

Ampliar o entendimento dos padrões de distribuição desses pequenos peixes de riacho será fundamental no processo de protegê-los.

A popularização, através da gravação e divulgação de onde vivem também vai ajudar a torná-los mais bem conhecidos pelo povo do lugar.

Muito bom!

Maravilha Dani!

Não se conserva as espécies sem conservar seus ambientes.

O território do extremo sul da Bahia, mais especificamente falando de Cumuruxatiba, é o lar de cinco espécies de peixes de água doce ameaçadas de extinção.

A permanência dessas populações de peixes se deve também a salvaguarda que as populações tradicionais tiveram com seu lugar de viver- pescadores, marisqueiras, povos indígenas, comunidades, nativos. O modo de vida dessas populações em respeito ao mundo natural garantiu que Cumuru seja até hoje um oásis. Um lugar naturalmente belo, onde a natureza é exuberante e os riachos chegam limpos ao mar.

Seu estudo vai muito contribuir para abraçar as relações humano e natureza, num entendimento de que a conservação é possível com pessoas!

E vamos que vamos!

Bacana Débora!

precisamos de bioativos. São a base da co-existência entre as plantas cultivadas e todos os seres que interdependem delas.

 

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debora

Etapa A. Inspirado no seu tema de estudo, considere o que é conservação biológica.

 

As abelhas são essenciais para a manutenção e conservação da biodiversidade de todo e qualquer ecossistema. A Abelha Jatai (Tetragonisca angustula) é uma espécie importante para as áreas nativas podendo polinizar todas as plantas em um raio de 500m de distância da colmeia. Sendo uma abelha bastante utilizada na agricultura para polinizar as culturas de alimento. Por ser uma abelha muito pequena ela é exposta a emaças como agrotóxicos e o desmatamento de áreas nativas, uma única abelha pode matar a colmeia inteira se exposta algum tipo de agrotóxico.

Uma maneira de conservar e proteger essas espécies é a meliponicultora, na qual a ação da retirada do mel não causa um impacto negativo a colmeia elas e ajuda a manutenção das plantas ao redor da meliponario.

As abelhas são os animais mais importantes do planeta, sem elas não a polinização suficiente para as plantas angiospermas e nem manutenção da flora de áreas nativas, consequentemente as plantas que tem a necessidade de ser polinizada por esse animal pode entrar em extinção já que não tem reprodução, os animais que tem necessidade se alimentar dessa planta podem ser sua dieta alimentar comprometida e com isso uma cascata de desastres naturais com consequências severas.  O estudo de conservação de abelhas jatai é necessária para que não haja um desequilíbrio ambiental.

 

Etapa B. O campo de atuação profissional da Conservação Biológica- tomando como exemplo as ONGs

 

Ong: Bee or not to be  // https://beeornottobe.com.br/

Os objetivos consiste em elabora e executa projetos, publicações, pesquisas, consultorias, campanhas e eventos relacionados à causa da proteção às abelhas, visando a produção e disseminação de conhecimento especializado, a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o estimulo e suporte à atividade de criação de abelhas (apicultura e meliponicultura), o apoio a lideranças e organizações que investiguem, combatam e divulguem as causas do desaparecimento das abelhas no Brasil e na América Latina.

Projetos como:  Educação ambiental, cidade amiga das abelhas – Polinizando a Natureza para a vida e projeto Bee Alert.

Um gestor terá o conhecimento necessário para criar estratégias de conservação e projetos para trazer a comunidade mais perto da conservação dos melinoponini.

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Luisa Soares

OlÁ  Victor!

Muito legal seu trabalho. E que bonita missão da ONG.

Que reverbere em muitos espaços. Precisamos das abelhas!

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