O que é o Bem viver?

Coluna da Luisa
Luisa é uma das criadoras do Coletivo Córrego da Tiririca. A partir de hoje ela vai nos brindar com suas considerações sobre diversos aspectos ligados direta ou indiretamente com nosso projeto.



Como pensar a nossa civilização de um jeito sustentável?

Estamos nos dando uma pausa. Seres humanos em todo o planeta se recolhem em isolamento social. O modo automatizado de vida nos grandes centros urbanos não nos deixa livres. É cumprimento de meta, bater resultado, uma busca incessante de sempre se exigir mais. Mas já parou para pensar no que de fato para você significa bem estar? Não. Não tenho tempo para isso. Mas de um momento para outro nós seres sociais nos forçamos a uma pausa global. Que seja para reflexão. De repensar a forma como vivemos nossas vidas e convivemos com o planeta.

Uma nova visão de mundo. É possível?

Uma nova visão de mundo nos remete a uma idéia de utopia. Do intangível ao tangível. Vamos fazer uma viagem aos valores das culturas tradicionais, a um conjunto humano natural e cultural que une antigo, novo, paisagem tudo em sintonia. A concepção dos povos indígenas sejam eles povos caiçaras do nosso litoral ou povos andinos dos altiplanos é o viver em harmonia com a natureza. Através da vida em comunidade, resgatamos o pertencimento, o ser a natureza, recuperamos a lógica da cooperação. Através das experiências e práticas advindas de uma sociedade com uma ampla memória, como as comunidades indígenas, repensamos nosso jeito de vida através do Bem Viver. O Bem Viver tem relação com uma harmonia comum, dos seres humanos não apenas entre si, mas com o mundo natural. Não se trata de uma visão romântica ou utópica. Posta em prática pressupõe uma participação popular maior na tomada de decisão. Enxergar caminhos possíveis capazes de reduzir a pobreza, empoderar as pessoas e gerar bem estar. É trazer igualdade entre as pessoas. Resgatar a vida em comunidade é Bem Viver. É pensar no todo.

Nas Américas o Bem Viver foi incorporado à constituição do Equador (Bien Vivir) e Bolívia (Vivir Bien). A natureza é reconhecida legalmente como um sujeito de direitos. Pode nos parecer estranho e a primeira vista difícil de compreender. O que seria um sujeito de direitos? Quando pensamos sob esta ótica podemos criar uma ação legal em nome da natureza; reportar os prejuízos que esta natureza sofreu e contabilizar que a compensação de tais prejuízos precisa ser revertida para a natureza. Um exemplo seria o direito a um rio limpo. A ação seria em nome do rio, e poderia ser aplicada por uma organização não governamental que já luta pelos direitos do meio ambiente. A natureza como sujeito de direitos passa a ser defensável, essa é a diferença. Defender alguém que não tinha direito antes. Implica numa mudança paradigmática na cabeça de um jurista, mas já está em curso pela nossa latina América.

O que é realmente necessário para nossa vida?

A natureza é um ser vivo. Não está a nossa disposição como uma fonte de recursos inesgotáveis. Somos parte da natureza e quando exaurimos seus recursos, enfraquecemos a nós mesmos. Conceber a vida com direitos a natureza é um jeito novo. Um passo importante para o efetivo reconhecimento dos direitos ambientais internacionais. É repensar. Mudar o estilo de vida que estamos tendo hoje. Repensar sociedade e meios de produção. Reaproveitar os minérios que já foram extraídos. Repensar padrões de consumo. Consertar ao invés de comprar um novo. Resgatar os pequenos valores da vida. Superar o discurso do medo, do ódio e intolerância. As culturas ancestrais apontam esse caminho. De pensar fora da caixinha. De aceitar as tecnologias ancestrais que possam gerar alimento com mais dignidade a vida do homem do campo. Falta a nós acreditar que as coisas podem ser diferentes. De pensar uma sociedade com mais alegria e mais respeito. O Bem Viver é como uma “força starwars” onde nos é possível conectar com um bem maior.

Print Friendly, PDF & Email

2 respostas para “O que é o Bem viver?”

  1. Parabens Luisa por esse texto, e por esse trabalho incrivel q vcs tem feito no Corrego 👌👏👏👏
    E muito bom ver movimentos com objetivos nobres sendo colocados na pratica e dando certo 🍀🦋🐛🐜🐝🐞🦗 a natureza aplaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *