Tempos de Corona Virus

Crônicas da Lola Lola participa há bastante tempo do Coletivo Córrego da Tiririca e queria encontrar uma forma de participar mais ativamente. A partir de hoje ela vai nos enviar pequenas crônicas que vamos publicar no site do Coletivo.



O coletivo do córrego da Tiririca aderiu ao recesso imposto pela chegada do Corona vírus. É tempo de reclusão e de trabalhos individuais como, por exemplo, a observação dos ninhos das mudinhas recém plantadas que precisam de um cuidado especial até “vingarem”.

Isso a parte, o reflorestamento do córrego sobreviverá por conta própria por ter sido plantado visando a sintropia. Um plantio sintrópico é aquele com alta diversidade e inteligência cibernética! Existe uma comunicação inteligente entre as plantas que proporciona o aproveitamento dos nutrientes e da energia solar por todas as espécies. A diversidade contribui com a variada demanda nutricional entre as plantas e, por conta dos diferentes tamanhos das espécies, com a proteção solar das menores e melhor aproveitamento da energia nos variados “andares” da floresta.

Basicamente, o que é bom para uma planta pode não ser para a outra e o aproveitamento é feito sem competição por recurso. Isso é abundância!

Enquanto a floresta sintrópica é capaz de ajustar seu próprio funcionamento automaticamente ao processar as informações (feedbacks) vindas de dentro e de fora do próprio sistema (isso é cibernética), o coletivo do córrego usa sua empatia para com o Mundo para continuarem seus encontros apenas virtualmente!

A sintropia proporciona o coletivo do córrego fazer esse recesso e a empatia do grupo contribui para frearmos o Corona vírus!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *