Trichomycterus

Os Trichomycterus Valenciennes, 1832

Algumas características do gênero Trichomycterus estão indicadas na figura acima.

Trichomycterus corresponde ao mais especioso gênero de bagres neotropicais com mais de 160 espécies válidas (Froese et al., 2019). Por sua ampla diversidade, existem muitas variações e caracterizar morfologicamente o gênero não é tarefa fácil. Evidências moleculares indicam que os Trichomycterus da Mata Atlântica formam um grupo natural, e compartilham um ancestral comum (Volpi, 2017).

Ainda que as espécies em Trichomycterus não representem um grupo monofilético, estas podem ser reconhecidas por uma combinação de caracteres como a presença de barbilhões nasais, junto à narina anterior, barbilhões rictais, junto ao canto da boca, ausência de espinhos nas nadadeiras, e placas de odontóides sobre o opérculo e interopérculo (De Pinna & Wosiacki, 2003).

Algumas características de morfologia externa permitem reconhecer os Trichomycterus da Mata Atlântica, como a posição da nadadeira dorsal a frente da vertical da nadadeira anal. A nadadeira pélvica com 4 raios ramificados. Nadadeira caudal truncada ou emarginada. Contagem na placa interopercular ultrapassa 10 odontóides.

Apesar de Trichomycterus ser facilmente distinguido dos demais Siluriformes que habitam os rios da Mata Atlântica, a distinção entre as espécies é dificultada e confusa. O colorido foi tomado como base para a descrição de muitas espécies, mas há variação de cor conforme o substrato e possivelmente muitos dos nomes disponíveis para espécies na Mata Atlântica podem ser sinônimos, necessitando revisão (Volpi, 2017; Reis & de Pinna, 2019).

O gênero Trichomycterus é um dos três gêneros da família Trichomycteridae representante dos Siluriformes nas regiões dos tabuleiros.

Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos uma única espécie do gênero Trichomycterus: Trichomycterus alternatus, Trichomycterus jequitinhonhae e Trichomycterus pradensis.


CHAVE DE TRICHOMYCTERUS


Print Friendly, PDF & Email