Trichomycterus pradensis Sarmento-Soares, Martins-Pinheiro, Aranda & Chamon 2005
Algumas características da espécie Trichomycterus pradensis estão indicadas na figura acima.
Olhos moderados, 13- 19% (média 16,5%) no comprimento da cabeça; Poros cefálicos S6 próximos entre si. Placa opercular com 8 a 10 odontóides. Nadadeira peitoral com 8 raios ramificados (Sarmento-Soares et al., 2006).
Trichomycterus pradensis é frequente e abundante em riachos da floresta de tabuleiro entre o norte do rio Doce ao sul do Jequitinhonha. Uma das características mais peculiares dos peixes Trichomycterus pradensis é o polimorfismo de cor. Quando encontrada em rios de água clara e leito de cascalho e pedrinhas assume o colorido com máculas arredondadas, como observado nas populações dos riachos costeiros do extremo sul da Bahia. Em rios de águas turvas, escuras, leito com lama, o colorido é castanho uniforme, como observado na sub-população do alto Jucuruçu. Não há diferenças morfológicas entre as populações com colorido diferenciado.
Peixes Trichomycterus se enterram sob o substrato ficando com a cabeça para fora. Tem hábito alimentar invertívoro, ingerindo pequenos invertebrados em especial insetos.
As populações de Trichomycterus pradensis são geneticamente conservativas, e estudos moleculares indicam que uma única entidade evolutiva habita toda a região entre Doce e Jequitinhonha (Volpi, 2017).
A espécie Trichomycterus pradensis é uma das três resentante do gênero Trichomycterus da família Trichomycteridae nas regiões dos tabuleiros.