Corydoras nattereri Steindachner, 1876
Algumas características da espécie Corydoras nattereri estão indicadas na figura acima.
São peixes pequenos, de colorido vívido, que não ultrapassam 55 mm de comprimento padrão. Apresentam o focinho curto e arredondado. Um dos ossos do topo central da cabeça, o supraoccipital, está em contato com placa nucal. Espinho da nadadeira peitoral ligeiramente mais curto, ou com o mesmo comprimento dos demais raios, nunca maior. O espinho da peitoral é anteriormente liso, e com serrilhas fortes e curtas no bordo posterior. A nadadeira caudal tem o colorido liso, uniforme.
Na floresta de tabuleiros habita córregos com águas transparentes, correnteza fraca e substrato de areia e pedrinhas. São peixes de hábito alimentar detritívoro, consumindo alimento fino particulado e microorganismos associados ao fundo (Oyakawa et al. 2006).
Peixes Corydoras despertam o interesse de aquaristas do mundo inteiro, pela sua beleza e hábitos de vida detritívoros. Em aquariofilia são considerados “peixes funcionais” por promoverem a limpeza do fundo.
Espécie distribuída nas bacias costeiras entre o norte do Espírito Santo e o extremo sul da Bahia, entre as bacias do rio Doce até o Buranhém. É um peixe de riacho, sendo encontrado nos pequenos corpos hídricos em biótopos específicos. Prefere águas oxigenadas, e não tolera viver em locais poluídos.
Corydoras nattereri aparentemente tem tamanhos populacionais baixos na região, sendo sempre encontrada em poucos indivíduos explorando o substrato. É mais ativa ao amanhecer e no crepúsculo.
A espécie Corydoras nattereri é a única representante do gênero Corydoras da família Callichthyidae nas regiões dos tabuleiros.
.