Callichthys callichthys

Callichthys callichthys (Linnaeus, 1758)

Algumas características da espécie Callichthys callichthys estão indicadas na figura acima.

São peixes de corpo lateralmente comprimido, especialmente no pedúnculo caudal, relativamente alto. A cabeça é baixa, deprimida, e os olhos pequenos. Cintura peitoral com ossos coracóides recobertos por pele e não expostos ventralmente. Nadadeira caudal truncada ou arredondada. Na boca há dentes no dentário, na arcada inferior, os quais são de difícil visualização, as vezes cobertos por muco. O corpo é revestido por uma espessa camada de muco.

Callichthys callichthys vive em ambientes lênticos, águas paradas, sendo comum em ambientes brejosos. Tolera sobreviver em águas com baixo teor de oxigênio, podendo respirar fora d´água. São capazes de se deslocar de um brejo seco para outro, usando suas nadadeiras peitorais para mover-se no meio terrestre, durante curto período de tempo, até encontrar um outro local com mais água. Resiste viver em ambientes em condições de hipoxia tolerando locais inclusive poluídos, sem oxigênio, por um período também curto de tempo. Nos tabuleiros é especialmente encontrada em alagados e brejos, de águas escuras e ácidas.

São peixes ativos a noite, quando saem para se alimentar de peixes, insetos e matéria vegetal. Durante o dia se ocultam sob a densa vegetação do brejo. Indivíduos jovens escavam o substrato em busca de pequenos crustáceos e larvas de insetos.

A espécie Callichthys callichthys é a única representante do gênero Callichthys da família Callichthyidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email