Hypostomus scabriceps

Hypostomus scabriceps (Eigenmann and Eigenmann, 1888

Algumas características da espécie Hypostomus scabriceps estão indicadas na figura acima.

Inclui os cascudos mais comuns nos rios do tabuleiro. Hypostomus scabriceps possui o ventre claro, com manchas apagadas ou sem manchas; a região abdominal é levemente áspera, revestida por pequenos odontóides. Cabeça alta, com três linhas de quilhas, a frente de cada um dos olhos e a frente da dorsal, moldando a cabeça, dorsal e lateralmente. Corpo alto com duas linhas de quilha longitudinais, acompanhando a série de placas medio-dorsal e medio-ventral. Manchas sobre o corpo grandes, do tamanho da pupila. Uma a duas máculas entre as membranas interdigitais na nadadeira dorsal.

Características que ajudam em seu reconhecimento em relação as demais espécies na nas drenagens costeiras são o colorido do corpo com manchas arredondadas aproximadamente iguais ao tamanho da pupila (vs. manchas menores que a pupila em H. affinis); olhos relativamente pequenos, aproximadamente 15 a 18% no comprimento da cabeça (vs. olhos grandes aproximadamente 20% no comprimento da cabeça em Hypostomus sp.n.); 7 placas entre dorsal e adiposa (vs. 6 placas em Hypostomus sp.n.); a nadadeira caudal com 12 raios ramificados; lobos caudais superior e inferior simétricos, raios indivisos do mesmo tamanho.

Hypostomus sp.n. pode ser distinguida de Hypostomus scabriceps por apresentar abdome claro com manchas apagadas, sem placas (vs. abdome áspero, revestido com odontóides, sem manchas). Olhos relativamente pequenos, aproximadamente 15 a 18% no comprimento da cabeça. (vs. olhos grandes, 20% no comprimento da cabeça em Hypostomus sp.n.). Corpo alto, altura do corpo na origem da nadadeira dorsal 19 a 20% no comprimento padrão (vs. corpo baixo, 15 a 17% no comprimento em Hypostomus sp.n.) e cabeça baixa sem quilhas (vs. cabeça alta quilhada). Difere de H. affinis por apresentas ausência de processo occipital proeminente na cabeça (vs. processo occipital pontiagudo). Parte ventral da cabeça e abdome liso, sem placas (vs. pequenos odontóides esparsos). Apresenta cabeça achatada e larga, sem quilhas marcantes (vs.). Difere ainda por apresentar manchas sobre o corpo abdome áspero, revestido com odontóides, sem manchas
Ocorrem em rios e riachos com fundo de pedra e correnteza moderada ou forte. Perifitívoros, se ancoram as pedras do leito através da boca em forma de ventosa para raspar a vegetação com seus dentes bífidos e assimétricos.

Hypostomus scabriceps é reconhecido para a sub-bacia do rio São José na drenagem do rio Doce e tem registros para as bacias ao norte do Espírito Santo, até o rio dos Frades, no extremo sul da Bahia.

A espécie Hypostomus scabriceps é uma das duas representantes do gênero Hypostomus da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email