Os Serrapinnus Malabarba, 1998
Algumas características do gênero Serrapinnus estão indicadas na figura acima.
Os peixes da subfamília Cheirodontinae de Characidae são diagnosticados pela presença de um pseudotímpano de formato triangular, e uma única fileira de dentes pedunculados no premaxilar (Malabarba 1998).
Nesses peixes não há mancha humeral, pois o pseudotímpano corresponde a uma área de pele fina, lateral a bexiga natatória do peixe, e ocupa o lugar da mancha.
O gênero Serrapinnus compreende 14 espécies cis-Andinas de Characidae.
Registros de Serrapinnus heterodon para a floresta de tabuleiros são recentes (Ingenito et al., 2016). Esses peixes foram localizados no rio Barra Seca e em dois lagos isolados do baixo Rio Doce.
Não existem registros desses peixes para o extremo sul da Bahia, e possivelmente a ocorrência pontual de Serrapinnus heterodon no norte do Espírito Santo é devida a introdução acidental, talvez transportada junto com espécies comerciais para fins de cultivo (Ingenito et al., 2016).
O gênero Serrapinnus e um dos oito gêneros da família Characidae representante dos Characiformes nas regiões dos tabuleiros.
Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica é encontrada uma únicas espécie do gênero Serrapinnus: Serrapinnus heterodon.