Pseudauchenipterus affinis

Pseudauchenipterus affinis (Steindachner, 1877)

Algumas características da espécie Pseudauchenipterus affinis estão indicadas na figura acima.

Inclui peixes de médio porte, alcançando até 110 mm de comprimento padrão. Possuem o corpo prateado, com dorso cinza azulado, tornando-se mais claro abaixo da linha lateral, e as nadadeiras amareladas.

São distinguidos pelo processo humeral curto, não alcança vertical da origem da dorsal. Nadadeira anal longa, com 17-25 raios. Nadadeira pélvica com 7 raios ramificados. Espinho da nadadeira peitoral serrilhado apenas no bordo posterior. Papilas dérmicas na região humeral. Nadadeira caudal bifurcada.

Peixes Pseudauchenipterus são os únicos bagres Auchenipteridae com tolerância a altas taxas de salinidade.

Poucas espécies de bagres de água doce frequentam áreas estuarinas, mas Pseudauchenipterus affinis adentra áreas de manguezal, sendo uma espécie mais comum no terço inferior dos grandes rios. Bagres Pseudauchenipterus affinis chegam a ser capturados em áreas estuarinas junto com espécies do bagre marinho Genidens genidens, junto a desembocadura de grandes rios, e não raro, há confusão no reconhecimento destes bagres de água doce e salgada.

Pseudauchenipterus affinis pode facilmente ser distinguida das espécies marinhas de Ariidae por possuir as narinas anterior e posterior afastadas entre si (versus narinas muito próximas entre si em Ariidae).

Pseudauchenipterus affinis ocorre nos vales fluviais dos rios Doce e Mucuri, sendo substituída por Pseudauchenipterus jequitinhonhae no vale dos rios Jequitinhonha e Pardo (Akama & Sarmento-Soares, 2007).

A espécie Pseudauchenipterus affinis é a única representante do gênero Pseudauchenipterus da família Auchenipteridae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email