Rachoviscus graciliceps Weitzman and Cruz, 1981
Algumas características da espécie Rachoviscus graciliceps estão indicadas na figura acima.
Possuem duas fileiras comprimidas de dentes no premaxilar, difíceis de separar. e 3 a 8 dentes no maxilar. A nadadeira anal contém 24 a 26 raios ramificados . A linha lateral 35 escamas.
Indivíduos jovens podem se assemelhar a Mimagoniates, mas em Rachoviscus a boca tem abertura mediana (vs. voltada para cima em Mimagoniates) e a nadadeira peitoral contém 13 raios ramificados (vs. 9 em Mimagoniates).
Rachoviscus graciliceps são peixes de colorido peculiar, com tonalidade avermelhada na área opercular, e áreas das nadadeiras, em especial a dorsal e a anal. A adiposa é vermelha e bem nítida. São nadadores ativos a meia água, e ali se alimentam de insetos terrestres que caem na água, insetos aquáticos e microcrustáceos.
Habitam nascentes e alagados permanentes rasos, florestados, com água ácida, cor de chá mate, na região da planície costeira. A construção de açudes para captação de água acaba com os ambientes de vida para esses peixes. Outra ameaça a sua sobrevivência é a expansão imobiliária litorânea (MMA, 2018).
Rachoviscus graciliceps ocorre nas drenagens costeiras do norte do Espírito Santo, onde ainda há populações viventes na bacia do rio Itaúnas.
No passado Rachoviscus graciliceps possivelmente habitava toda a planície costeira do norte do Espírito Santo, pois há registros históricos tanto para o rio Itaúnas, como para a drenagem do rio São José, bacia do rio Doce. No vale do Rio Doce, apesar dos esforços empreendidos, essa espécie não foi mais encontrada. No extremo sul da Bahia se encontram populações bem estabelecidas, especialmente nas vilas de Cumuruxatiba e Trancoso, lugares que representam oásis para a proteção da vida aquática. Os registros da espécie se estendem até a e bacia do rio Pardo, em Canavieiras, Bahia.
Rachoviscus graciliceps está ameaçada de extinção, categorizada como Em Perigo- EN, na lista nacional (MMA, 2018) e Criticamente em Perigo- CR, nas listas estaduais (ES e BA).
A espécie Rachoviscus graciliceps é a única representante do gênero Rachoviscus da família Characidae nas regiões dos tabuleiros.