Imparfinis

Os Imparfinis Eigenmann and Norris, 1900

Algumas características do gênero Imparfinis estão indicadas na figura acima.

São peixes de corpo alongado, cabeça baixa e barbilhões desenvolvidos. Nadadeiras dorsal e peitorais com raios indivisos flexíveis, sem espinhos. Nadadeira caudal bifurcada. Olhos grandes, 9.5 a 11% no comprimento da cabeça, recobertos por pele fina. Barbilhões maxilares longos, se extendendo até a nadadeira pélvica. Sulco sub-orbital para abrigar os barbilhões maxilares, sendo a área de pele abaixo dos olhos com suave reentrância. Nadadeira anal curta, com 7 a 8 raios ramificados.

Inclui peixes pequenos, com tamanho inferior a 15 centímetros. Colorido característico, diferindo dos demais Heptapteridae nos rios dos tabuleiros. Faixa lateral inconspícua nos lados do corpo (vs. faixa lateral presente nas demais espécies). Barras transversais nos flancos, em um conjunto de 4 ou 5 áreas retangulares escuras sobre a linha mediana dorsal.

O gênero Imparfinis é um dos cinco gêneros da família Heptapteridae representante dos Siluriformes nas regiões dos tabuleiros.

Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos uma única potencial espécie do gênero Imparfinis: Imparfinis aff. minutus.