Harttia carvalhoi

Harttia carvalhoi Miranda Ribeiro, 1939

Algumas características da espécie Harttia carvalhoi estão indicadas na figura acima.

Inclui peixes de cabeça e corpo achatados e olhos latero-dorsais. São facilmente distinguidos dos demais cascudos pelo pedúnculo caudal achatado dorso-ventralmente (vs. pedúnculo caudal ovalado) e a nadadeira adiposa ausente (vs. presente nas espécies de cascudos grandes na área, Hypostomus, Pogonopoma e Euryochus).

Características que ajudam em seu reconhecimento são o abdome liso; olhos grandes, aproximadamente 20% no comprimento da cabeça; 4 a 6 placas toráxicas; a nadadeira caudal com 12 raios ramificados; lobos caudais superior e inferior simétricos, raios indivisos do mesmo tamanho.

Ocorrem em rios e riachos com fundo de pedra e correnteza moderada ou forte. Perifitívoros, se ancoram as pedras do leito através da boca em forma de ventosa para raspar a vegetação com seus dentes bífidos e assimétricos.

Ocorrem apenas no rio Doce e Mucuri, sem registro para as bacias menores dos tabuleiros. O alto rio Jequitinhonha é habitado por uma outra espécie de Harttia: Harttia garavelloi, unicamente registrada para a drenagem do rio Araçuaí, no alto Jequitinhonha.

No vale do rio Doce Harttia carvalhoi são nomeados cascudo chata pedra.

O nome Harttia carvalhoi foi descrito para os peixes do médio baixo rio Paraíba do Sul. A população do Rio Doce se encaixa na diagnose disponível, e assim optamos por adotar o mesmo nome para os peixes que ocorrem ao norte do rio Doce, na sub-bacia do rio São José.

A espécie Harttia carvalhoi é a única representante do gênero Harttia da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email