Microcambeva mucuriensis Costa 2019
Algumas características da espécie Microcambeva mucuriensis estão indicadas na figura acima.
Peixes Microcambeva mucuriensis possuem barbilhão nasal long, alcançando a margem anterior da órbita. Apresentam 5 raios ramificados na nadadeira dorsal. Apresentam a nadadeira peitoral com seis raios ramificados. Bordo do opérculo com 9 a 12 odontóides operculares; 7 a 9 odontóides interoperculares. As diferenças entre as duas espécies no extremo sul da Bahia são sutis, e podem refletir variações contínuas dentro de uma única espécie de ampla distribuição. O isolamento geográfico entre as distintas populações de Microcambeva já encontradas nos rios do tabuleiro necessita maiores estudos investigativos.
Únicos peixes Trichomycteridae na Mata Atlântica de tabuleiros a possuir a nadadeira caudal levemente furcada.
Microcambeva mucuriensis inclui pequenos peixes, não ultrapassando 27 mm de comprimento padrão, com pouca pigmentação e vivendo em associação a ambientes arenosos do leito fluvial. Esses peixes foram encontrados na estação seca, período em que bancos de areias ficam visíveis no rio.
As únicas populações conhecidas de Microcambeva mucuriensis foram encontradas no rio Mucuri, no município de Mucuri a cerca de 30 Km do mar.
A espécie Microcambeva mucuriensis é uma das duas representante do gênero Microcambeva da família Trichomycteridae nas regiões dos tabuleiros.