Microglanis

Microglanis Eigenmann, 1912

Algumas características do gênero Microglanis estão indicadas na figura acima.

Peixes Microglanis possuem a cabeça larga e achatada. Faixa dentígera do pré-maxilar em arco, sem prolongamento na extremidade. Olhos pequenos, latero-dorsais. Nadadeiras dorsal e peitoral com raio indiviso formando espinho seguido de raios ramificados moles. Linha lateral completa, com perfurações visíveis apenas na parte anterior do corpo e na cabeça (Mees, 1974).

Inclui peixes muito coloridos, com faixas escuras sobre a cabeça e linha mediana dorsal, uma faixa clara nítida na parte posterior da cabeça e os tons claros e escuros no corpo alternando com manchas irregulares castanho claras (Sarmento-Soares et al., 2006).

Microglanis abriga bagrinhos que não ultrapassam os 80 mm de comprimento padrão (Shibatta, 2003) e habitam os riachos da floresta de tabuleiro.

O gênero Microglanis é um dos três gêneros da família Pseudopimelodidae representante dos Siluriformes nas regiões dos tabuleiros.

Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos duas espécies do gênero Microglanis: Microglanis minutus e Microglanis pataxo

Microglanis minutus foi descrita para o rio Barra Seca, no norte do Espírito Santo . A distinção em relação a congênere Microglanis pataxo, anteriormente descrita para o extremo sul da Bahia é sutil, uma vez que se baseia em detalhes variáveis, tanto de colorido como de proporções corporais, e não se tem segurança quanto a separação destas, sendo possível tratar-se de um sinônimo junior.


CHAVE DE MICROGLANIS


Print Friendly, PDF & Email