Lophiosilurus alexandri

Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876

Algumas características da espécie Lophiosilurus alexandri estão indicadas na figura acima.

Peixes Lophiosilurus alexandri conhecidos como Pacumã no vale do rio Doce, possuem cabeça muito larga e achatada, e a boca ampla terminal, com a mandíbula se projetando além da maxila superior. Olhos diminutos, dorsais. O topo da cabeça é rugoso, com cristas ósseas, e as nadadeiras curtas.

Inclui peixes de tamanho grande, alcançando entre 250 a 300 mm de comprimento padrão. É um peixe sedentário, de hábitos demersais, vivendo associados ao fundo, com preferência por ambientes lênticos. Ficam enterrados durante o dia no leito fluvial e a noite saem para se alimentar. É considerado um predador de emboscada, ficando semi- enterrados no leito a espreita de pequenos peixes, seu principal alimento.

Nos rios dos tabuleiros o “pacumã”, Lophiosilurus alexandri, é registrado unicamente para o rio Doce.

Natural do rio São Francisco, consta como espécie ameaçada na lista vermelha de Minas Gerais.

A população do rio Doce é considerada como translocada a partir dos estoques do São Francisco (Alves et al., 2007). Apesar desta informação, os pescadores e ribeirinhos acreditam que este peixe sempre existiu no vale do Rio Doce. Alguns dizem que esta espécie teria chegado no Rio Doce durante a grande enchente de 1974. A hipótese de passagens naturais entre São Francisco e Doce ainda necessita maiores investigações. No rio Doce Peixes Lophiosilurus são abundantes e frequentes (MMA, 2018).

O “pacumã” é muito valorizado como alimento no médio e baixo vale do rio Doce. Considerada uma iguaria e alvo da pesca artesanal e comercial.

A espécie Lophiosilurus alexandri é a única representante do gênero Lophiosilurus da família Pseudopimelodidae nas regiões dos tabuleiros.


Alves, C.B.; Vieira, F.; Magalhães, A.L.B., & Brito, M.F.G. 2007. Impacts of Non-Native Fish Species in Minas Gerais, Brazil: Present Situation and Prospects. p. 291–314. In: Reviews: Methods and Technologies in Fish Biology and Fisheries – Ecological and Genetic Implications of Aquaculture Activities. Edited by Bert, T.M.. p. 314 p. Disponível em: .


Print Friendly, PDF & Email