Hyphessobrycon aff. boulengeri

Hyphessobrycon aff. boulengeri

Foto: L.M. Sarmento-Soares

Algumas características da espécie Hyphessobrycon aff. boulengeri estão indicadas na figura acima.

A extremidade visível das escamas do corpo é margeada por cromatóforos escuros; a mancha humeral e a mancha na base da cauda são enegrecidas, muito contrastantes, conferindo um padrão de coloração singular. São peixes pequenos, com tamanho inferior a 5 centímetros de comprimento padrão.

Hyphessobrycon aff. boulengeri, pertencente ao grupo H. boulengeri (F.R. Carvalho, com. pess.). Nomeada em outras publicações como Hyphessobrycon sp. sensu Carvalho 2006 (e.g. Sarmento-Soares & Martins-Pinheiro, 2014), esta espécie aguarda descrição formal.

Juvenis de Hyphessobrycon aff. boulengeri podem ser confundidos com Astyanax aff. lacustris, por conta da mancha humeral escura e contrastante em ambas espécies.

Mas em Hyphessobrycon aff. boulengeri a linha lateral é incompleta (vs. completa em Astyanax aff. lacustris) e há 18-19 raios ramificados na anal de Hyphessobrycon aff. boulengeri (vs. 25-26 em Astyanax aff. lacustris).

Hyphessobrycon aff. boulengeri habita ambientes abertos, como nascentes com vegetação emergente de taboas, brejos de águas escuras e ácidas, alagados marginais e ainda riachos de correnteza fraca. Foi encontrada na superfície, ou a meia água, em meio a vegetação aquática que lhes confere proteção. Apresentam dieta variada, consumindo desde matéria vegetal a pequenos invertebrados.

A espécie Hyphessobrycon aff. boulengeri é uma das duas espécies representante do gênero Hyphessobrycon da família Characidae nas regiões dos tabuleiros.


Print Friendly, PDF & Email